Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7182
Título: "Tem que ter coragem e peito pra enfrentar": O processo de trabalho-saúde-doença para trabalhadores de asseio e limpeza
Autor(es): Souza, Celiana Pereira de
Palavras-chave: Risco ocupacional
Psicodinâmica do trabalho
Auxiliar de serviços gerais
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar o processo de trabalho – saúde – doença para trabalhadoras de serviços gerais de uma universidade pública com contrato terceirizado. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico a Psicodinâmica do trabalho. Participaram deste estudo 10 trabalhadoras. Como instrumento de pesquisa optou-se pela entrevista semi- estruturada, que foi analisada por meio da análise de conteúdo temática na perspectiva de Laville e Dione. Como resultados observou-se que a atividade de trabalho dessas profissionais é desenvolvida em condições precárias, insalubres. Além disso, as trabalhadoras estão em constante exposição aos mais variados tipos de riscos físicos e psicológicos, além disso, essas trabalhadoras enfrentam o acúmulo de trabalho nas primeiras horas do dia, a desvalorização e falta de reconhecimento de seu trabalho. Verificou-se ainda, o descontentamento e a insatisfação com o trabalho, posturas inadequadas, manipulação contínua de produtos químicos. A maioria começou a trabalhar precocemente e relatou que está nesta profissão devido à baixa escolaridade e falta de oportunidades para outros trabalhos.
Descrição: SOUZA, C. P. de. "Tem que ter coragem e peito pra enfrentar": O processo de trabalho-saúde-doença para trabalhadores de asseio e limpeza. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7182
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celiana Pereira de Souza.pdfCeliana Pereira de Souza519.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.