Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7183
Título: Sentimentos das mulheres portadoras de HIV/AIDS frente ao impedimento da amamentação: Revisão sistemática
Autor(es): Lourêdo, Adrielly Alves
Palavras-chave: Maternidade
Aleitamento materno
Distúrbios emocionais
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Introdução: O papel da maternidade é entendido pelas mulheres como um evento único, dentro deste fenômeno inclui-se o aleitamento materno, ação que está associada à feminilidade, a exaltação a feminilidade a condição de mulher. Além disso, a amamentação ao seio constitui uma das questões mais importantes para a saúde humana, principalmente nos primeiros anos de vida, pois o leite materno é considerado o melhor alimento para a criança. Entretanto, o ato de amamentar, mesmo sendo biologicamente natural, é também induzido pelas condições reais e pessoais da mãe e do bebê, e mesmo que seja socioculturalmente esperado, nem sempre é executável, pois em alguns contextos, como nos casos em que a mãe é portadora do vírus HIV a amamentação é impossibilitada. Objetivo: Analisar os sentimentos das mulheres portadoras de HIV diante do impedimento da amamentação. Metodologia: Realizou-se revisão sistemática considerando as bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE. Foram selecionados artigos publicados de 2004 a 2014. Após aplicação dos critérios de seleção, seis artigos foram selecionados por respoderem a pergunta condutora desta pesquisa: Quais os sentimentos das mulheres portadoras de HIV/AIDS frente ao impedimento da amamentação? Resultados: A análise dos estudos demonstrou que estas mulheres, por estarem impedidas de amamentar desencadeiam uma série de distúrbios emocionais, onde prevaleceu a tristeza, o medo, culpa, discriminação e em controvérsia o conformismo. Conclusão: É muito importante que os profissionais da saúde atentem para reconhecer as necessidades particulares de cada mulher que vivencia essa situação, para que se desenvolva um cuidado de forma integralizado direcionado a estas mulheres.
Descrição: LOURÊDO, A. A. Sentimentos das mulheres portadoras de HIV/AIDS frente ao impedimento da amamentação: Revisão sistemática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7183
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adrielly Alves Lourêdo.pdfAdrielly Alves Lourêdo337.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.