Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7184
Título: Concepções dos profissionais sobre o cuidado ao indivíduo em sofrimento psíquico no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Autor(es): Silva, Maíza Quirino da
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica
Saúde mental
CAPS
Atuação profissional
Psicologia
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A Reforma Psiquiátrica foi o movimento social e político, cuja proposta principal visava à redução dos leitos em hospitais psiquiátricos e a criação de serviços de atenção extrahospitalar, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as Residências Terapêuticas, a fim de promoverem a reformulação do cuidado. Este trabalho teve por objetivo conhecer as concepções dos profissionais no cuidado ao indivíduo em sofrimento psíquico no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), modalidade II.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de tipologia exploratória, descritiva e transversal. A escolha da amostra deu-se de forma não probabilística, constituída por acessibilidade, composta por cinco profissionais, do sexo feminino. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada, cujosdiscursos foram analisados por meio da Análise de Conteúdo, donde se originaram três categorias: compreensões a respeito da loucura e o louco; concepção do cuidado aos usuários em sofrimento psíquico; e, experiências com o cuidado no Caps. Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão de como as concepções dos profissionais são importantes na elaboração da assistência e a forma como isso interfere na qualidade do atendimento em Saúde Mental.
Descrição: SILVA, M. Q. da. Concepções dos profissionais sobre o cuidado ao indivíduo em sofrimento psíquico no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7184
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiza Quirino da Silva.pdfMaiza Quirino da Silva857.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.