Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7191
Título: A utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos no tratamento das úlceras diabéticas: uma revisão de literatura
Autor(es): Barbosa, Fernanda Karina Alexandre
Palavras-chave: Úlceras
Diabetes
Fisioterapia
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Objetivo: explanar as evidências científicas sobre os recursos eletrotermofototerapêuticos nas úlceras diabéticas. Métodos: a busca de publicações sobre as intervenções por eletrotermofototerapia nas úlceras diabéticas realizou-se nas bases de dados Scielo, Pubmed, PEDro e Google Acadêmico. Foram selecionados estudos experimentais dos últimos cinco anos em língua inglesa e portuguesa. A análise dos resultados fez-se por meio de revisão dos conteúdos. Resultados: 10 estudos foram revisados na íntegra, sendo identificadas intervenções com laser (n=4), LEDs (n=2), laser combinado com ultravioleta C (UVC) (n=1), estimulação elétrica combinada com infravermelho (n=1), microcorrentes (n=1) e terapia por ondas de choque (n=1). O método e o tempo das intervenções variaram amplamente, além da carência na descrição de parâmetros na utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos. Houve resultados satisfatórios na maioria dos estudos quanto à cicatrização das úlceras diabéticas. Conclusão: Generalizações dos resultados, reações adversas e doses de tratamento das úlceras diabéticas com eletrotermofototerapia ainda são restritas. Encontraram-se estudos com diversas modalidades terapêuticas, porém não há consenso sobre os recursos eletrotermofototerapêuticos e os parâmetros mais adequados para acelerar o processo de cicatrização das úlceras diabéticas.
Descrição: BARBOSA, F. K. A. A utilização dos recursos eletrotermofototerapêuticos no tratamento das úlceras diabéticas: uma revisão de literatura. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7191
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Karina Alexandre Barbosa.pdfFernanda Karina Alexandre Barbosa455.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.