Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7192
Título: Avaliação da toxicidade do uso isolado e combinado do ácido lipóico e sinvastatina em animais
Autor(es): Cardoso, Christiane Alves
Palavras-chave: Sinvastatina
Ácido lipóico
Função hepática
Função renal
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Introdução: As estatinas são consideradas os medicamentos de escolha no tratamento de distúrbios lipídicos. Contudo, podem levar a alguns efeitos indesejáveis como a alteração da concentração das transaminases hepáticas. Acredita-se que o aumento da morte celular e o dano oxidativo têm papel importante no desenvolvimento das lesões envolvidas. Por outro lado, o ácido lipóico (AL) é considerado o anti-inflamatório e antioxidante protetor das células mais potente já descoberto e é amplamente utilizado na terapia de diversas doenças crônicas associadas ao estresse oxidativo. Dessa forma, a suplementação com antioxidantes surge como estratégia promissora no controle dos fatores de risco associados a diversas patologias. Objetivo: Avaliar a toxicidade do uso isolado e combinado do AL e da sinvastatina em animais, por intermédio da quantificação de marcadores das funções hepática e renal. Metodologia: Foram utilizados ratos machos da raça Wistar, os quais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: controle, sem intervenção; AL, que recebeu 100 mg/Kg/dia; sinvastatina, que recebeu 2 mg/Kg/dia; e o grupo que recebeu AL associado a sinvastatina, todos durante 8 semanas. Foram avaliados os dados laboratoriais de 24 animais, através da dosagem dos marcadores de função hepática, aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT) e da função renal, creatinina e ureia. Resultados: Dos marcadores estudados, apenas a ureia apresentou alteração de acordo com os valores de referência adotados. A avaliação intergrupo do marcador ALT mostrou elevação estatisticamente significativa (p=0,026), em relação ao controle, sendo que após a intervenção o grupo AL + sinvastatina apresentou maior redução nesse parâmetro. A avaliação entre os grupos para AST também mostrou alteração significativa (p=0,001), sendo observada após a intervenção redução no grupo tratado com sinvastatina isoladamente. Alteração significativa (p=0,016) também foi observada para creatinina, cujo grupo que apresentou maior redução, após a intervenção, foi o tratado com AL isolado. Não foi observada alteração estatisticamente significativa para ureia. Conclusão: Nesse estudo foi observada alteração das transaminases hepáticas, confirmando os relatos encontrados na literatura. E redução nos níveis de creatinina e ureia. Dessa forma, se sugere que não houve toxicidade renal após a administração do AL isolado ou em associação com a sinvastatina. Além disso, a alteração dos marcadores após a intervenção pode indicar que houve melhoria na função desses órgãos. Contudo, estudos adicionais são necessários para que se possam avaliar os efeitos destas substâncias sobre as funções hepáticas e renais, com um número maior de animais, bem como sobre os marcadores de estresse oxidativo e da atividade inflamatória.
Descrição: CARDOSO, C. A. Avaliação da toxicidade do uso isolado e combinado do ácido lipóico e sinvastatina em animais. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7192
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christiane Alves Cardoso.pdfChristiane Alves Cardoso646.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.