Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7196
Título: Uso do óleo de Matricaria recutita Linn associado a massagem shantala em lactantes: Estudo de caso
Autor(es): Antonino, Raysse Santa Cruz Martins de Queiroz
Palavras-chave: Camomila
Shantala
Lactante
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A atividade terapêutica da Matricaria recutita Linn (camomila), planta medicinal comumente utilizada, é determinada pelo óleo essencial e os flavonóides. O método de massagem Shantala, por sua vez, aplicado em bebês, compõe-se de uma série de movimentos pelo corpo todo. Este trabalho objetivou avaliar o efeito do uso tópico do óleo de camomila em associação com a Shantala em pacientes lactentes.Este estudo é de natureza descritiva e qualitativa, através da aplicação de formulário avaliando os efeitos do óleo durante e após a massagem. Foram avaliadas durante sete semanas três crianças, cujas mães assinaram o termo de consetimento livre e esclarecido. O óleo de camomila foi manipulado na Farmácia escola da UEPB. Os resultados encontrados com base nas entrevistas realizadas com as mães indicam que, em todos os pontos pesquisados, todos os bebês apresentaram melhora. Dentre os três lactentes estudados, todos apresentaram melhora na qualidade do sono tanto após a massagem, e durante a semana. Tal fato está relacionado ao efeito ansiolítico que a camomila apresenta. Percebe-se que o uso da técnica de massagem Shantala concomitantemente ao uso do óleo de camomila promoveu uma resposta favorável nas crianças em estudo, e nos quesitos avaliados.
Descrição: ANTONINO, R. S. C. M. de Q. Uso do óleo de Matricaria recutita Linn associado a massagem shantala em lactantes: Estudo de caso. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7196
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raysse Santa Cruz Martins de Queiroz Antonino.pdfRaysse Santa Cruz Martins de Queiroz Antonino551.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.