Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7197
Título: "Eu me sinto um lixo": Implicações psíquicas e sociais da LER/DORT para bancários
Autor(es): Soares, Dayse Natana de Andrade
Palavras-chave: Trabalho bancário
LER/DORT
Sofrimento psíquico
Doenças ocupacionais
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Os desdobramentos do trabalho para a vida do trabalhador podem encaminhar-se no sentido do prazer e da saúde, ou por outro lado, do adoecimento. As transformações nos modos de gestão e no saber fazer dos trabalhadores do setor bancário advindas da reestruturação produtiva vêm contribuindo para o aumento do desemprego e para a disseminação dos agravos à saúde entre os trabalhadores. As vivências nos casos de LER/DORT demarcam a invisibilidade do sofrimento psíquico, e reafirmando a importância de abordar essa temática este artigo teve como objetivo analisar as implicações psíquicas e sociais da LER/DORT relacionada ao trabalho, para trabalhadores do setor bancário. Foram realizadas 6 entrevistas semi-estruturadas e a referência teórica adotada foi a Psicodinâmica do Trabalho. Os relatos apontaram os modos de gestão como caracteristicamente estressantes. A precariedade da atividade por meio da polivalência e do acúmulo de atividades aliados à grande demanda e ao número de metas a ser atingido pelo profissional bancário também foram destacados. A fragilização dos vínculos entre trabalhadores criou um ambiente negativo, o que dificultou a reinserção dos trabalhadores afetados. A LER/DORT marcou profundamente suas vidas o que exigiu a reelaboração de suas rotinas agora limitada pelo adoecimento.
Descrição: SOARES, D. N de A. "Eu me sinto um lixo": Implicações psíquicas e sociais da LER/DORT para bancários. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7197
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayse Natana de Andrade Soares.pdfDayse Natana de Andrade Soares477.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.