Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7199
Título: Entre a vida e a morte: Humanização e cuidados paliativos como meios para enfrentar o fim com dignidade
Autor(es): Cunha, Elizabeth Cristina do Nascimento
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Atuação do psicólogo
Morte
SUS
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A evolução da ciência e o uso das tecnologias em saúde, a partir da segunda metade do século XX, tem aumentado de forma significativa a expectativa de vida das pessoas. A longevidade, por sua vez, traz a convivência com doenças crônicas e degenerativas que necessitam de cuidados específicos, os chamados Cuidados Paliativos. Estes cuidados são definidos pela Organização Mundial de Saúde como uma abordagem que aprimora a qualidade de vida de pacientes e famílias, que enfrentam doenças ameaçadoras de vida, promovendo alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual. O respeito à dignidade humana e a busca por qualidade de vida são pressupostos essenciais na abordagem dos Cuidados Paliativos. Aliadas a essa forma de atuação estão as práticas de Humanização disseminadas no Sistema Único de Saúde em nosso país. Com as propostas inerentes ao Humaniza SUS, são repensadas novas maneiras de cuidado e atenção aos pacientes, inclusive àqueles que estão fora de alcance terapêutico. Embora, existam alguns programas e políticas de saúde que alcancem esse tipo de cuidado específico, ainda é escassa a presença dos Cuidados Paliativos no cenário nacional, tanto no âmbito das práticas, quanto da literatura que se encontra disponível. Pesquisas apontam que boa parte dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pouco conhecem sobre esse tipo de cuidado, e necessitam ter capacitação e consciência acerca da temática para se sentirem seguros para atuar com competência na área. Desse modo, objetivamos: proporcionar um conhecimento sobre a história e conceitos acerca dos Cuidados Paliativos; explicar programas e políticas públicas do SUS voltados aos Cuidados Paliativos; compreender o papel e atuação do Psicólogo e de outros profissionais que atuam nas práticas paliativistas; e promover um debate crítico e reflexivo que contribua para a desmistificação do processo da morte e do morrer, colaborando para a disseminação do assunto e reflexões acerca da temática. O procedimento metodológico adotado foi uma revisão não sistematizada da literatura, que nos deu a vantagem de abordar o tema de forma ampla e diversificada. Através de uma análise crítica, exploratória, reflexiva e interpretativa dos dados colhidos durante as leituras, tornou-se possível perceber o quanto é urgente a necessidade de maiores debates e construções teóricas acadêmicas que versem sobre os Cuidados Paliativos. É primordial a disseminação da temática para a comunidade acadêmica, nas grades curriculares dos cursos, bem como para profissionais de saúde e para sociedade de uma forma geral. Com efeito, a propagação do assunto é passo importante para que o debate sobre o tema seja constante dentro das politicas de saúde no nosso país, oportunizando formação e capacitação para que os profissionais atuem com competência e respeito à dignidade humana até os últimos momentos de vida de seus pacientes.
Descrição: CUNHA, E. C. do N. Entre a vida e a morte: Humanização e cuidados paliativos como meios para enfrentar o fim com dignidade. 2014. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7199
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth Cristina do Nascimento Cunha.pdfElizabeth Cristina do Nascimento Cunha1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.