Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7200
Título: Fatores que influenciam a saúde mental dos familiares cuidadores de idosos portadores da Doença de Alzheimer: uma revisão da literatura sobre a produção científica brasileira entre 2003 a 2013
Autor(es): Oliveira, Thais Ferreira de
Palavras-chave: Saúde mental
Cuidador de idoso
Qualidade de vida
Doença de Alzheimer
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca dos fatores que afetam a saúde mental dos familiares cuidadores de idosos portadores da DA. Método: Revisão da literatura integrativa, nas bases de dados SciELO e Lilacs, entre os anos de 2003 e 2013, utilizando os seguintes descritores: cuidadores de Alzheimer, saúde mental, doença de Alzheimer, cuidador, qualidade de vida. Resultados: Dezessete estudos entre 82 publicações foram selecionados e analisados. Fatores de diversas ordens afetam a saúde mental dos familiares cuidadores de idosos demenciados, tais como: ausência de suporte familiar e profissional, dificuldades cotidianas, avaliação negativa da qualidade de vida, fatores econômicos, nível de escolaridade, gênero e sentimentos. Conclusão: Concluiu-se que o familiar cuidador de um idoso com DA, realiza um trabalho solitário e anônimo. Após a comunicação médica sobre o diagnóstico do idoso, usualmente, o familiar aprenderá a cuidar à medida que os problemas vão aparecendo. Os artigos revisados revelam o quanto os familiares cuidadores permanecem desassistidos e vulneráveis a sobrecarga emocional e física. As possibilidades de exaustão são concretas e tem como principais fatores desencadeantes à ausência de informações, de vida social do cuidador e de estrutura financeira para efetivar o cuidar. A situação econômica e a demanda por serviços de profissionais fora da rede de assistência pública revela a ineficiência das políticas públicas de saúde. Espera-se que este trabalho de revisão contribua com os profissionais de saúde, especialmente da enfermagem, no sentido de ampliar o olhar e o cuidado dedicado aos idosos portadores da DA e aos familiares cuidadores.
Descrição: OLIVEIRA, T. F. de. Fatores que influenciam a saúde mental dos familiares cuidadores de idosos portadores da Doença de Alzheimer: uma revisão da literatura sobre a produção científica brasileira entre 2003 a 2013. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7200
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Ferreira de Oliveira.pdfThais Ferreira de Oliveira775.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.