Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7203
Título: Relato de estágio supervisionado em Ciências Biológicas: Plantar a reflexão para colher a mudança na prática docente
Autor(es): Silva, Maurícia Mirele Cavalcante da
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Divulgação científica
Prática docente
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho consiste num relato de experiências vivenciadas na disciplina de Prática Pedagógica em Ciências Biológicas VII e VIII. O embasamento téorico deu-se através da leitura da fundamentação teórico-metodológica do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e suas orientações complementares para o ensino médio (PCNs +). As atividades práticas foram realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, localizada em Capina Grande, PB. Os textos extraídos da revista de divulgação científica Ciência Hoje serviram de suporte para a elaboração dos scripts de aula, buscando-se a contextualização e aproximação dos conteúdos ao cotidiano dos alunos. As turmas de ensino médio foram divididas para os grupos de estagiários que se revezavam semanalmente na condução das aulas. Ao final de cada aula foram aplicadas questões do Enem como forma de avaliação. O uso dos textos de divulgação científica foi de grande valia, tendo em vista que proporcionou uma maior integração entre o conteúdo puramente teórico do livro didático e a realidade habitual de cada um. Além disso, eles são uma importante ferramenta para o trabalho docente.
Descrição: SILVA, M. M. C. da. Relato de estágio supervisionado em Ciências Biológicas: Plantar a reflexão para colher a mudança na prática docente. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7203
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurícia Mirele Cavalcante da Silva.pdfMaurícia Mirele Cavalcante da Silva763.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.