Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7204
Título: Qualidade da assistência fisioterapêutica no tratamento da bronquiolite viral aguda: Uma prática baseada em evidências?
Autor(es): Costa, Francineide Fernandes
Palavras-chave: Prática clínica
Evidência científica
Bronquiolite viral aguda
Fisioterapia respiratória
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A evidência científica busca informações relevantes para solucionar questionamentos de saúde, a fim de alcançar resultados positivos nas intervenções clínicas. Nesse sentido é preciso estimular a prática baseada em evidência (PBE) no tratamento da bronquiolite viral aguda (BVA) pelos fisioterapeutas, eliminando as incertezas presentes no manejo de crianças com essa afecção. Este estudo tem como objetivo investigar a qualidade da assistência fisioterapêutica respiratória, no ambiente hospitalar, no tratamento da BVA no que concerne à prática baseada em evidência científica. Trata-se de um estudo observacional, transversal, descritivo, realizado em estabelecimentos públicos de saúde localizados em Campina GrandePB. A amostra foi constituída por 20 fisioterapeutas, selecionados por acessibilidade, que desempenham a sua prática em fisioterapia respiratória, intervindo em crianças diagnosticadas com essa afecção exclusivamente no setor público. Foi aplicado um questionário investigando acerca das atitudes, conhecimentos e comportamentos dos fisioterapeutas em relação à PBE no tratamento de crianças com BVA, adaptado de Ferreira (2010) e Jette et al. (2003). As técnicas mais mencionadas pelos entrevistados foram as manobras de higiene brônquica, com destaque para a aceleração de fluxo expiratório. Eles concordaram que o uso de evidência é necessário para prática clínica, que a literatura foi útil para suas práticas e que a PBE melhora qualidade de assistência ao paciente. A principal barreira encontrada à implementação da PBE foi a falta de tempo. Foi observado que a adoção da PBE pelos fisioterapeutas está em processo de implantação, onde a assistência prestada pelos fisioterapeutas não alcançou ainda a qualidade máxima na prática clínica.
Descrição: COSTA, F. F. Qualidade da assistência fisioterapêutica no tratamento da bronquiolite viral aguda: Uma prática baseada em evidências? 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7204
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francineide Fernandes Costa.pdfFrancineide Fernandes Costa466.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.