Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7207
Título: Estudo do cultivo da microalga Chlorella sp. em efluentes de UASB visando intensificar o potencial de geração de bioconbustíveis
Autor(es): Sousa, Lyanne Cibely Oliveira de
Palavras-chave: Biocombustíveis
Microalgas
Chlorella Sp.
Efluentes
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O quadro que caracteriza a sociedade contemporânea revela a importância da reflexão em torno das questões relacionadas ao desenvolvimento de sistemas eficientes para suprir a necessidade energética atual. Com o aumento da consciência ecológica e a ausência de diversificação os investimentos em tecnologias que promovam o avanço das matrizes limpas têm se tornado cada vez mais relevantes. Considerando o esgotamento das fontes de origens fósseis, os biocombustíveis surgiram como alternativa promissora substituindo parcialmente o petróleo e alongando sua vida útil. Neste sentido, as microalgas são uma novidade bem-vinda apresentando grande teor energético, elevado potencial para depuração de águas residuárias além de promover a absorção de durante seu processo de crescimento. Esse estudo teve como objetivo promover a produção de biomassa da microalga Chlorella sp em meios de cultura suplementados com efluentes de tratamento anaeróbio de esgoto sanitário do reator tipo UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) para viabilizar a produção de biocombustível. O cultivo da Chlorella sp foi realizado utilizando os efluentes em diferentes proporções (10%, 30%, 50%, 60%, 70%, 90% e 100%) como suplementos ao meio sintético Bold’s Basal Medium (BBM), oferecendo características para seu desenvolvimento. Os cultivos oriundos da centrifugação (50%, 65% e 80%) permitiram o crescimento da microalga viabilizando sua reutilização como suplementação nutricional. A remoção de nutrientes das águas residuárias permite a preservação da qualidade das águas dos corpos receptores de efluentes. A eficiência média de remoção obtida pela Chlorella sp foi de aproximadamente 38% para fósforo total e 35% para ortofosfato, equivalente a média de diferentes tipos de tratamento. A microalga Chlorella sp apresentou eficiência máxima no cultivo suplementado com 70% do efluente de UASB, obtendo remoção em torno de 64% para ortofosfato e 84% para fósforo total. Desta forma, o estudo permitiu o aproveitamento integral da biomassa gerada possibilitando a integração do uso de resíduos líquidos com a obtenção de biocombustíveis. A viabilidade técnica, ambiental e econômica depende do aprimoramento do processo possibilitando a difusão de seu uso.
Descrição: SOUSA, L. C. O. de. Estudo do cultivo da microalga Chlorella sp. em efluentes de UASB visando intensificar o potencial de geração de bioconbustíveis. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7207
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lyanne Cibely Oliveira de Sousa.pdfLyanne Cibely Oliveira de Sousa1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.