Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7208
Título: Relato de experiência como estagiário de natação: SESI - Aprígio Velozo - Clube do Trabalhador - na cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Galdino, Jefferson Vieira
Palavras-chave: Atividade física
Atuação profissional
Natação
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A natação é um elemento cultural da humanidade, atualmente ela perpassa pelo prazer e lazer ou pela prevenção ou tratamento de doenças. Portanto, este trabalho tem por objetivo relatar as significativas vivencias do estágio não formal no ensino de Natação para crianças e adolescentes (com faixa etária dos cinco aos doze anos) ofertada pelo SESI-PB de Campina Grande o CAT- Clube do Trabalhador que, por meio do PAF (Projeto Atleta do Futuro) oferta aulas de natação aos filhos dos industriários e comunidade em geral um conjunto de habilidades motoras que proporcionam um deslocamento autônomo, independente, seguro e prazeroso no meio líquido. Pretendemos, pois, por meio deste trabalho, expor quão significativa vem sendo estas intervenções, tanto para a comunidade, quanto para os estagiários/estudantes de Educação Física e professores do Clube envolvidos no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, parece-nos que a existência do PAF- Programa Atleta do Futuro, assim como do CAT- Centro de Atividades do Trabalhado na estrutura do SESI, possibilitou à comunidade local, crianças, adolescentes, jovens, aos industriários e sua filiação tivessem a oportunidade de vivenciar um esporte tão importante quanto à natação, proporcionando paralelamente a isso, o hábito de praticar exercícios físicos e consequentemente uma melhora em suas qualidades de vida, além de viabilizar possibilidades de “futuros atletas”. Com isso, foi possível concluir que os praticantes não só vivenciaram o meio líquido como também iniciaram a prática dos estilos da natação, diminuindo assim o abismo social dessa modalidade esportiva na cidade. Este estágio me possibilitou a oportunidade de adquirir maior experiência com a docência de modo a relacionar teoria e prática, tão indissociáveis, buscando compreender a importância da docência. Neste sentido, podemos perceber o quanto este contribuí para a melhora da qualidade da formação profissional dos graduandos da UEPB, pois atividades como estas tornam os universitários ainda mais preparados para lidar com as situações mais inusitadas e desafiadoras apresentadas pela sociedade.
Descrição: GALDINO, J. V. Relato de experiência como estagiário de natação: SESI - Aprígio Velozo - Clube do Trabalhador - na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7208
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Vieira Galdino.pdfJefferson Vieira Galdino838.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.