Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7209
Título: Dificuldades vivenciadas pelo cuidador domiciliar de idosos com Alzheimer
Autor(es): Rodrigues, Francisco Tobias Moreira
Palavras-chave: Assistência ao idoso
Saúde do idoso
Cuidador
Doença de Alzheimer
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Introdução: A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum da população idosa. É responsável por 50% a 60% dos casos e atinge no mínimo 5% da população de indivíduos com mais de 65 anos. Caracteriza-se por alterações cognitivas, de linguagem e de comportamento que se agravam durante o curso da doença. Por ser uma doença que compromete a integridade física, mental e social do idoso, o cuidador vivencia muitas dificuldades ao lidar com o indivíduo portador da doença. Objetivo: Analisar as dificuldades vivenciadas pelos cuidadores de idosos com doença de Alzheimer, no distrito de Galante, em Campina Grande/PB. Metodologia: A pesquisa foi exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram sete cuidadores domiciliares de idosos com doença de Alzheimer. Utilizou-se um roteiro de entrevista para coleta dos dados, que foi realizada em outubro e novembro de 2014. Para análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Resultados: Identificou-se que as principais dificuldades vivenciadas pelos cuidadores dizem respeito ao desconhecimento da doença, a não aceitação da doença, ao desconhecimento de como prestar o cuidado, a falta de apoio familiar e da equipe de saúde para lidar com o doente, e as dificuldades financeiras. Quanto ao impacto provocado pela doença na vida do cuidador, as alterações na rotina diária do cuidador foram mais presentes nos discursos. Em relação aos sentimentos do cuidador frente ao cuidado, foram presentes, revolta, mas, sobretudo, amor, carinho e atenção. Considerações finais: Urge a necessidade de envolver a equipe de saúde para o desenvolvimento de ações de educação em saúde para com os cuidadores, de forma a capacitá-los em relação cuidado prestado, seja através de orientações acerca da patologia e de como proceder em relação diversas formas de cuidado. Cabe um olhar especial da equipe de saúde para a saúde do cuidador, dessa forma a potencializar o trabalho em prol da saúde do idoso. Faz-se necessário envolver também os gestores na implementação de políticas de saúde voltadas para os cuidadores, como também a sociedade a se envolver nas discussões pertinentes à problemática, de forma a contribuir a potencializar o cuidado.
Descrição: RODRIGUES, F. T. M. Dificuldades vivenciadas pelo cuidador domiciliar de idosos com Alzheimer. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7209
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Tobias Moreira Rodrigues.pdfFrancisco Tobias Moreira Rodrigues1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.