Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7210
Título: Promoção da saúde a partir de oficina terapêutica: Um relato de experiência vivenciado no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI)
Autor(es): Silva, Fernanda Barbosa Alcântara da
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde mental
Promoção da saúde
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A Saúde Mental no nosso país passou por uma Reforma Psiquiátrica, que deu suporte para a criação da Política de Saúde Mental. Esta política objetiva uma atenção descentralizada, onde exista a participação da família e da comunidade no tratamento do paciente com transtorno psíquico. Através desse princípio, houve a implantação de dispositivos extra-hospitalares, compondo assim uma rede de serviços de atenção psicossocial. Respondendo a porta de entrada em saúde mental pelo SUS, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) foi criado com a intenção de substituir o processo de internação manicomial pelo atendimento aberto a comunidade. Nessa perspectiva o presente trabalho teve como objetivo descrever as ações de enfermagem para promoção da saúde a partir de oficinas terapêuticas de autocuidado realizadas com usuários do CAPS e explanar o papel do enfermeiro na atenção psicossocial. Trata-se de um relato de experiência baseado nas ações executadas durante o período do Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). As atividades ocorreram no período de 08 a 26 de Setembro de 2014, no município de Queimadas - PB. Como resultado, foi possível realizar 03 encontros com os usuários do CAPS, tendo duração de 60 minutos cada um. Foram expostos aos usuários temas como: Qualidade de Vida, Hábitos Saudáveis de Higiene e Saúde Bucal. Os usuários participaram ativamente dos encontros, contribuindo com questionamentos e exemplificando os temas com as experiências vividas por eles próprios. Conforme os resultados evidenciados, observou-se que a enfermagem tem um grande papel de realizar ações para promoção da saúde. Estas ações fazem a diferença na assistência prestada e se tornam uma das principais ferramentas no tratamento de pacientes com transtorno mental.
Descrição: SILVA, F. B. A. da. Promoção da saúde a partir de oficina terapêutica: Um relato de experiência vivenciado no Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI). 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7210
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Barbosa Alcântara da Silva.pdfFernanda Barbosa Alcântara da Silva349.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.