Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7214
Título: Relação entre as distribuições t de Student, Normal e Qui-quadrado
Autor(es): Lima, Juliana Sales de
Palavras-chave: Teoria da probabilidade
Simulação
Distribuição t-Student
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho faz uma breve revisão de probabilidade, nos mostrando que o c álculo das probabilidades pertence ao campo da Matem ática, entretanto a maioria dos fenômenos de que trata a Estatí stica são de natureza aleatória ou probabilí stica. Conhecer muitas das distribuições de probabilidades é de extrema importância, pois as mesmas contribuem para toda teoria estat ística. Neste sentido, este trabalho apresenta um importante resultado teórico de probabilidade mostrando a rela ção entre as distribui ções normal, qui-quadrado e t-Student, usando o software estatí stico R, foi poss ível verifi car a existência de rela ção entre estas distribuições, atrav és de simulação com diferentes algoritmos para geração de n úmeros aleatórios, com amostras de tamanho 1000 para cada distribui ção e em cada simula ção, graus de liberdade diferentes 1,15 e 30, fazendo assim o quociente de uma Normal padrão por raiz quadrada de uma Qui-quadrado com v graus de liberdade, e através de histogramas e o gr áfi co qq-plot observar se as distribuições dadas apresentam um comportamento semelhante a distribui ção t de Student.
Descrição: LIMA, J. S. de. Relação entre as distribuições t de Student, normal e qui-quadrado. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7214
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Sales de Lima.pdfJuliana Sales de Lima1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.