Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7215
Título: Atividade moduladora do extrato etanólico da Schinus terebinthifolius Raddi sobre drogas antimicrobianas
Autor(es): Silva, Franklyn Relli Nunes da
Palavras-chave: Farmacologia
Microbiologia
Atividade antimicrobiana
Plantas medicinais
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Atualmente há um interesse em avaliar a associação planta-antimicrobiano frente a bactérias resistentes, na intenção de encontrar um possível efeito sinérgico entre esta interação. Este estudo tem como objetivo, avaliar o possível efeito modulador do extrato etanólico da aroeira Schinus terebinthifolius (EEST), sobre drogas antimicrobianas usualmente utilizadas na clínica. Os testes foram realizados através da técnica da microdiluição em caldo, utilizando linhagens multirresistentes de Staphylococcus aureus MRSA e Escherichia coli ESBL. Determinaram-se as concentrações inibitórias mínimas (CIMs) do EEST e dos antibióticos, e em seguida realizou-se a análise do efeito modulador do EEST sobre os antimicrobianos, na concentração subinibitória de 32 µg/mL. O possível efeito sinérgico do EEST foi observado pela comparação da CIM do antibiótico isolado em relação à CIM combinada, extratoantimicrobiano. O extrato apresentou atividade antimicrobiana para ambas as cepas multirresistentes com obtenção de CIMs ≥ 512 µg/mL. Foi presenciada apenas ação antagônica ou indiferente do extrato sobre o cloranfenicol e as drogas betalactâmicas, porém em relação aos antibióticos aminoglicosídeos, este desempenhou um favorável efeito sinérgico. Portanto, o EEST apresentou-se propício em modificar a ação antibiótica dos aminoglicosídeos, sendo necessárias pesquisas que possam identificar as moléculas responsáveis pelo efeito sinérgico e futuramente associá-las a antibióticos para uso terapêutico no combate a infecções promovidas por bactérias multirresistentes.
Descrição: SILVA, F. R. N. da. Atividade moduladora do extrato etanólico da Schinus terebinthifolius Raddi sobre drogas antimicrobianas. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7215
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franklyn Relli Nunes da Silva.pdfFranklyn Relli Nunes da Silva563.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.