Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7216
Título: Produção sobre dança e educação física: analisando dissertações e teses dos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil
Autor(es): Lima, Ayala Kássia Felix de
Palavras-chave: Dança
Pesquisa científica
Educação Física
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: A pesquisa foi desenvolvida no processo de estudo da Iniciação Científica PIBICAf/CNPq 2012/2013 visando identificar o conteúdo das produções acadêmicas sobre Dança e Educação Física dos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil, de forma a analisar seus campos de estudo, consolidando um catálogo de acesso público aos pesquisadores da área. A pesquisa se caracteriza como do tipo documental, de abordagem quali-quantitativa. Para alcançar os objetivos propostos, recorremos aos dados sobre os programas de pós-graduação que tomam a Dança como possibilidade de campo de pesquisa nos programas de Dança, Arte e Educação Física e ao banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES. Os documentos selecionados foram dissertações e teses que tematizavam a relação Dança x Educação Física. Foram identificadas 83 produções com o tema, oriundas de 73 Mestrados, 9 Doutorados e 1 Mestrado Profissionalizante. Na delimitação da produção da região Nordeste, encontramos apenas 5 produções de pós-graduação em Educação, Educação Física e Dança, sendo 3 em Educação, 1 em Educação Física e 1 em Dança. Além de indicar que é pequeno o número de pós-graduação nessas áreas, especialmente na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os dados mostram que a maioria das produções analisadas sobre Dança e Educação Física, encontram-se em maior quantidade nos programas de Educação Física com temáticas referentes ao conhecimento Dança nos espaços educativos e de formação, o que demonstra a busca de novas possibilidades de qualificar sua atuação no trato com este conhecimento.
Descrição: LIMA, A. K. F. de. Produção sobre dança e educação física: analisando dissertações e teses dos programas de pós-graduação stricto sensu do Brasil. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7216
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayala Kássia Felix de Lima.pdfAyala Kássia Felix de Lima430.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.