Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7217
Título: Dimensionamento da área de um sedimentar contínuo
Autor(es): Medeiros, Fernando Augusto Fernandes de
Palavras-chave: Sedimentação
Suspensão de carbonato de cálcio
Granulometria
Método de Kynch
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Alguns fatores podem influenciar a sedimentação de uma suspensão de partículas tais como a forma da partícula, densidade e a distribuição do tamanho. Partículas com diâmetros maiores sedimentam mais rapidamente, enquanto as partículas muito finas tendem há permanecer muito tempo em suspensão. Uma das formas de contornar o pequeno diâmetro das partículas é a utilização de agentes coagulantes. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito da concentração da suspensão de Carbonato de Cálcio e da granulometria sobre a velocidade de sedimentação para dimensionamento de um sedimentador contínuo. No estudo experimental foi utilizado uma proveta de 1000 mL para os ensaios em bancada de laboratório, com suspensões de concentração de 100, 150 e 200 g.L -1 e partículas de abertura de peneira de 40, 100 e 325 mesh. Os ensaios foram realizados em média em tempos de 60 minutos. Após testes variando a concentração de CaCO 3 e o tamanho da partícula da suspensão pode ser observado que as velocidades de sedimentação são maiores para a concentração de 100 g.L -1 , isso acontece devido as interações entre as partículas serem menor do que nas suspensões de maior concentração. Através da utilização dos métodos de Kynch simplificado (Biscaia Jr) e Talmadge e Fitch foi possível calcular a área de um sedimentador contínuo com uma vazão de alimentação pré-determinada.
Descrição: MEDEIROS, F. A. F. de. Dimensionamento da área de um sedimentar contínuo. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7217
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Augusto Fernandes de Medeiros.pdfFernando Augusto Fernandes de Medeiros1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.