Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7219
Título: Presença de sintomatologia dolorosa musculoesquelética entre participantes da escola de posturas da UEPB
Autor(es): Diniz, Patrícia Alves
Palavras-chave: Dor
Postura
Fisioterapia
Projeto de extensão
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O objetivo desse trabalho é avaliar a presença de sintomatologia dolorosa musculoesquelética entre participantes do Projeto de Extensão Escola de Posturas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A amostra foi composta por 31 participantes, desses 05 eram do sexo masculino e 26 do sexo feminino. A coleta dos dados foi realizada a partir da ficha de avaliação dos usuários da Escola de Posturas da UEPB, além do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO). Para observar a associação entre locais de sintomatologia dolorosa e a associação de fatores sociodemográficos na ocorrência da dor aguda, dor crônica e afastamento, foi utilizado o teste de qui-quadrado de Pearson. Os dados foram obtidos através do pacote estatístico SPSS versão 19.0. Observou-se a presença de sintomatologia dolorosa musculoesquelética entreestes indivíduos. Desses, 83,9% apresentavam sintomatologia dolorosa aguda e 100% sintomatologia dolorosa crônica. Em relação ao afastamento do trabalho por sintomatologia dolorosa (nos últimos 12 meses), esta não foi prevalente pois apenas 32% apresentaram essa situação. Conclui-se que a sintomatologia dolorosa destes indivíduos é relevante, impulsionando-os à buscar alternativas de tratamento para seu alívio.
Descrição: DINIZ, P. A. Presença de sintomatologia dolorosa musculoesquelética entre participantes da escola de posturas da UEPB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7219
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Alves Diniz.pdfPatrícia Alves Diniz587.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.