Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/722
Título: Gestão ambiental de reservatórios com auxílio de ferramentas de geoprocessamento
Autor(es): Paes, Roberta Falcão de Cerqueira
Palavras-chave: Geoprocessamento
Sistema de Informação Geográfica
Gestão Ambiental
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Esta monografia trata da aplicação de ferramentas de geoprocessamento na gestão ambiental de reservatórios para geração de energia de elétrica. De acordo com dados da ANEEL (2010), cerca de 70% da energia elétrica consumida no Brasil é gerada em usinas hidrelétricas. A gestão ambiental de reservatórios é uma atividade complexa, já que envolve a análise integrada de diversos dados, demandando esforço pelos gestores ambientais. As ferramentas de geoprocessamento, como os bancos de dados espaciais e os sistemas de informações geográficas (SIG) surgem como eficientes ferramentas de gestão ambiental, já que são capazes de manipular, armazenar e recuperar dados objetivando simular, através de simplificações lógicas, situações e contextos existentes no mundo real. Assim, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um sistema de informação geográfica para subsidiar a gestão ambiental de reservatórios do setor elétrico, utilizando como estudo de caso o reservatório de Itaparica. Para que o SIG seja uma ferramenta eficiente para a gestão ambiental, a sua estrutura deve ser muito bem planejada para que atenda às necessidades dos usuários. Para isso foi realizado um projeto conceitual de banco de dados espacial, de forma a simular o mundo real e em seguida é que foi construído o SIG, o qual apresenta imagens aerofotogramétricas e de satélite, informações de qualidade de água, uso e ocupação do solo, hidrografia, entre outras, permitindo realizar as mais diversas análises espaciais. Como resultados, foram apresentados exemplos de aplicações voltadas para gestão ambiental do reservatório de Itaparica, mostrando as funcionalidades do SIG proposto. Ao final do trabalho, observou-se que o geoprocessamento é uma ferramenta indispensável para análises ambientais que envolvem diversos dados espaciais, mostrando-se como um eficiente meio para auxiliar na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável de reservatórios do setor elétrico.
Descrição: PAES, R. F. de C. Gestão ambiental de reservatórios com auxílio de ferramentas de geoprocessamento. 2011. 73f. Monografia (Especialização em Geoprocessamento). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/722
Aparece nas coleções:I - GPC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Falcão de Cerqueira Paes 1.pdfRoberta Falcão de Cerqueira Paes Parte 12.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Roberta Falcão de Cerqueira Paes 2.pdfRoberta Falcão de Cerqueira Paes Parte 21.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Roberta Falcão de Cerqueira Paes 3.pdfRoberta Falcão de Cerqueira Paes Parte 31.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.