Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7220
Título: A forte presença da geometria no artesanato
Autor(es): Brasil, Thâmara Chaves
Palavras-chave: Ensino de geometria
Arte
Artesanato
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar e analisar como os artesãos identificam a Geometria no artesanato e propor essa junção para fortalecer o ensino da Geometria, de forma que seja cada vez mais frequente em sala de aula. Foi utilizado como método para essa pesquisa o estudo de caso, que é dividido em pesquisa teórica, coleta e análise de dados. A coleta de dados foi realizada na Vila do Artesão em Campina Grande – PB, com entrevistas que foram efetuadas em dois dias direcionadas aos artesãos, buscando manter as respostas exatamente como foram dadas, independente das interpretações. A partir da análise dos dados obtidos, foi possível observar a visão dos artesãos como também fazer uma comparação das respostas e exemplos dados das artes com conteúdos geométricos. A apresentação de resultados foi positiva, pois os artesãos fizeram o reconhecimento da Geometria em suas obras de forma diversificada e assim foi possível sugerir diversos conteúdos que podem ser expostos aos alunos de forma dinâmica.
Descrição: BRASIL, T. C. A forte presença da geometria no artesanato. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7220
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thâmara Chaves Brasil.pdfThâmara Chaves Brasil1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.