Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7221
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Fernanda Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T16:03:14Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T16:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 302.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7221 | - |
dc.description | CORDEIRO, F. A. Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de final de curso em forma de relatório pauta-se na integração de saberes (inter)disciplinares propostos na educação popular de inspiração Freireana, compartilhados com saberes da educação intergeracional (MANGARONI, 2010, KACHAR, 2001) e saberes da formação continuada (PIMENTA, 2005), voltados à prática do saber informatizado (SETTON, 2010, BETTEGA, 2010), cuja discussão funda-se nas propostas acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão. Esta discussão resulta do estágio supervisionado I e II do Curso de Licenciatura em Computação que reúne saberes da Mídia Digital, da formação continuada, da Educação Popular e Intergeracional, focalizando práticas de inclusão digital proporcionada a pessoas idosas, tendo em vista à aquisição e reelaboração de saberes midiáticos úteis à gestão da vida pessoal, familiar e social cotidiana. Metodologicamente, o curso envolveu discussões temáticas, não apenas direcionadas a inclusão digital, mas ao fortalecimento das relações entre diferentes gerações, à proteção, à saúde, à aprendizagem continuada, contribuindo com a sustentabilidade nos relacionamentos etários e intergeracionais. Como docentes da formação inicial observamos que as atividades desenvolvidas no referido curso são de grande importância, tanto para a formação continuada, quanto das aprendizagens para a inclusão social e digital intergeracional, pois proporcionam a sociabilidade entre diferentes gerações; o engajamento continuado nas mídias digitais (leitura, escrita, comunicação, pesquisa, etc), além de permitir a reelaboração de outros saberes necessários ao convívio intergeracional e gestão da vida cotidiana moderna. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Zélia Maria de Arruda Santiago | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Intergeracionalidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Educação Popular | pt_BR |
dc.title | Piati – Inclusão Digital Intergeracional: Entrelaçando saberes, reelaborando aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Araújo Cordeiro.pdf | Fernanda Araújo Cordeiro | 947.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.