Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7222
Título: Brincando e aprendendo nas aulas de Matemática: A utilização de jogos como recurso pedagógico
Autor(es): Farias, Elionora Ramos
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Ensino-aprendizagem
Jogos matemáticos
Métodos de ensino
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Atualmente o ensino da Matemática parece não funcionar em nosso país, tanto crianças como os jovens passam pelos anos escolares, mas não conseguem compreender o significado dos conteúdos matemáticos estudados. Esta pesquisa refere-se a utilização dos jogos como recurso pedagógico para o ensino e o aprendizado da mesma, surgiu devido a percepções ocorridas durante o curso de graduação, principalmente durante o PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo e teve como principais suportes teóricos: Alves, PCNs, Smole (2007), Borin, Piaget e os Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba. Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar as principais contribuições e dificuldades, vivenciadas pelos alunos ao utilizarem os jogos em sala de aula, quando devidamente preparados como recurso pedagógico na construção do conhecimento matemático. A mesma foi realizada entre Outubro e Dezembro de 2014 com os alunos do 2º ano B, composta por 20 alunos devidamente matriculados da Escola Estadual Pe. Emídio Viana. Ela foi dividida em quatro sessões. Na primeira sessão realizamos a aplicação de um questionário com a professora da turma que participará da pesquisa, para sabermos se ela já conhecia, se havia trabalhado e a sua opinião sobre a aplicação dos jogos como metodologia para o ensino de conteúdos matemáticos. Na segunda sessão aplicamos os jogos junto a turma. Na terceira sessão aplicamos uma atividade e entrevistamos alguns alunos para tomarmos conhecimento se os jogos utilizados contribuíram para a compreensão dos conteúdos explorados, e se eles gostariam que essa metodologia fosse usada com mais frequência, e na quarta e última sessão, fizemos a avaliação dos dados obtidos a partir do questionário, das atividades e das entrevistas das alunas. Dos resultados obtidos emerge que a utilização dos jogos em sala é muito favorável à aprendizagem, uma vez que todos os alunos participaram ativamente das aulas, expondo suas dúvidas e também compartilhando seus conhecimentos; barreiras de relacionamentos foram derrubadas, propiciando um ambiente fértil a aprendizagem, o que foi visível através das atividades e das entrevistas realizadas com as mesmas, declarando que aprenderam, relembraram e tiraram as dúvidas concernentes aos conteúdos abordados, demostrando uma melhor assimilação e percepção de seus significados.
Descrição: FARIAS, E. R. Brincando e aprendendo nas aulas de Matemática: A utilização de jogos como recurso pedagógico. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7222
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elionora Ramos Farias.pdfElionora Ramos Farias2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.