Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7223
Título: Análise comparativa da funcionalidade dos membros superiores de hemiparéticos crônicos
Autor(es): Silva, Kênia de Sousa
Palavras-chave: Capacidade motora
Fisioterapia
Acidente vascular cerebral – AVC
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Introdução: Cerca de 90% dos indivíduos que sobrevivem apresentam alguma comorbidade após o AVC. A disfunção motora consiste na consequência mais evidente dessa lesão, caracterizando a hemiparesia. Esta resulta comumente em redução da destreza manual e digital. Objetivo: Analisar e comparar a funcionalidade dos membros superiores, homolateral e contralateral a lesão cerebral, em indivíduos hemiparéticos acometidos por AVC crônico. Materiais e Métodos: A amostra foi composta por 14 indivíduos com diagnóstico clínico de AVC em fase crônica. Foi utilizado um questionário estruturado para caracterização do perfil sociodemográfico e clínico. Em seguida, foram avaliados o grau de incapacidade funcional através da Escala de Rankin e o grau de espasticidade através da Escala Modificada de Ashworth. Foram utilizados o teste da Caixa e Blocos para avaliação da destreza manual grossa e o Purdue Pegboard Test para avaliação da destreza manual fina. Em todas as análises foi considerado o nível de significância correspondente a p ≤ 0,05. Resultados: Avaliando a funcionalidade do membro superior contralateral em comparação ao membro homolateral verificou-se uma diminuição significativa tanto da função motora grossa (p<0,001) como da função motora fina (p<0,001). Analisando os valores obtidos no membro homolateral pelos indivíduos da amostra na avaliação da função motora grossa e fina quando comparados com a população considerada normal, observou-se escores descritos como inferiores aos preditos para o sexo e idade. Conclusão: Os resultados deste estudo demonstraram que os indivíduos hemiparéticos crônicos por AVC apresentaram alteração da funcionalidade tanto do membro contralateral a lesão cerebral, quanto do membro homolateral.
Descrição: SILVA, K. de S. Análise comparativa da funcionalidade dos membros superiores de hemiparéticos crônicos. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7223
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kênia de Sousa Silva.pdfKênia de Sousa Silva738.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.