Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7224
Título: Composição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em reservatórios no trópico semiárido
Autor(es): Viana, Leandro Gomes
Palavras-chave: Ecossistema aquático
Microinvertebrado bentônico
Reservatórios
Semiárido
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: O trópico semiárido brasileiro apresenta reservatórios que são utilizados para usos múltiplos como a dessedentação de animais, a irrigação, piscicultura e abastecimento populacional, sendo a composição e estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos importantes ferramentas para compreensão da dinâmica e inferir sobre os padrões de relações tróficas e qualidade ambiental destes ecossistemas. Objetivou-se, neste trabalho, conhecer a composição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos nos reservatórios Argemiro de Figueiredo, Epitácio Pessoa e Poções, situados na Bacia do Rio Paraíba. Para tanto, foram realizadas duas coletas, em dezembro/2011 (período de seca) e julho/2012 (período de cheia). Foram amostrados 20 pontos de coleta na região litorânea de cada reservatório, totalizando 60 amostras por período de coleta. As amostras foram coletadas com um amostrador do tipo draga de Van Veen (477cm²). Em seguida, foram fixadas em formol a 4%, deslocadas para laboratório, lavadas em peneiras específicas (1mm e 500 μm) e posteriormente triadas e identificadas. Durante o período de estudo foram coletados 38.193 espécimes de macroinvertebrados bentônicos, sendo 10.959 indivíduos no período de seca e 27.234 no período de cheia, compreendendo, ao todo, 27 táxons distintos. O Gastropoda Melanóides tuberculatus (Müller, 1774), foi predominante na composição da fauna bentônica em todos os reservatórios estudados, em ambos os períodos. O reservatório Epitácio Pessoa apresentou o bivalve Corbicula largillierti (Philippi, 1844) que, semelhantemente à M. Tuberculatus é exótica e pode causar extinção de espécies nativas da biota local. Além de M. tuberculatus, no período de seca, os táxons que mais contribuíram para a composição da macrofauna bentônica entre os três reservatórios foram Goeldichironomus, Aedokritus, Coelotanypus, Chironomus, Decapoda, Oligochaeta, Hirudínea, Planorbidae. No período de cheia os táxons que mais contribuíram para a composição da macrofauna bentônica entre os três reservatórios estudados foram Goeldichironomus, Aedokritus, Coelotanypus, Oligochaeta, Decapoda, C. largilliert e Planorbidae. No período de seca, não foi detectada diferença significativa quanto à riqueza de táxons entre os reservatórios Argemiro Figueiredo, Epitácio Pessoa e Poções (PERMANOVA: Pseudo-F = 0,58639; p = 0,577), o que não ocorreu no período de cheia onde se observou diferenças significativas (PERMANOVA: Pseudo-F, 2,59 = 3,8407; p = 0,03) quanto à riqueza de táxons entre os reservatórios estudados. Nesse período foram observadas diferenças significativas quanto à riqueza de táxons entre os reservatórios Argemiro Figueiredo x Epitácio Pessoa (PERMANOVA pair-wise tests: p = 0,043) e Argemiro Figueiredo x Poções (PERMANOVA pair-wise tests: p = 0,031).
Descrição: VIANA, L. G. Composição da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em reservatórios no trópico semiárido. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7224
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro Gomes Viana.pdfLeandro Gomes Viana406.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.