Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Flávia Pereira-
dc.date.accessioned2015-06-16T17:16:13Z-
dc.date.available2015-06-16T17:16:13Z-
dc.date.issued2015-06-16-
dc.identifier.otherCDD 796. 077-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7227-
dc.descriptionOLIVEIRA, F. P. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é um relato de experiêcia, cujo objetivo é conhecer a influência do Programa Institucional de Bolsas a Docência - PIBID na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, a partir da análise das expericências vivenciadas pelos licenciandos enquanto bolsistas do programa, considerando este uma ferramenta pedagógiga na formação inicial. O estudo realizado e relatado neste trabalho é resultado das experiências no âmbito de uma escola da rede estadual, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande/PB, no bairro Presidente Médice, no período de Agosto de 2012 até Dezembro de 2013, , desenvolvido a partir da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (1992), onde constatou-se avanços significativos para o Programa PIBID/Educação Física, através do desenvolvimento de um trabalho diferenciado com os conteúdos da cultura corporal. Através da elaboração do projeto, constatamos que é de grande relevância tais iniciativas durante a formação inicial, por enriquecer o processo formativo, trazendo como resultado, um profissional mais eficiente e completo. Portanto, concluímos que é de grande importãncia, que ações como as do PIBID sejam desenvolvidas durante o processo formativo no ensino superior, por proporcionar aos alunos participantes uma aproximação de seu futuro, a partir de vivências no cotidiano escolar, preparando-os para exercer a docência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jeimison de Araújo Macieirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Pereira Oliveira.pdfFlávia Pereira Oliveira1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.