Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7235
Título: Identificação Parcial de um Begomovirus ocorrendo em algodão na Paraíba
Autor(es): Lucena, Monaliza Gomes de
Palavras-chave: Algodoeiro
Praga agrícola
Produção de algodão
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: A incidência de doenças na cotonicultura tem contribuído para perdas consideráveis de produtividade. Além das perdas provocadas pela ação dos patógenos, a necessidade de implementar medidas preventivas ou curativas elevam o custo de produção. Com o advento das tecnologias moleculares, as viroses têm se tornado mais conhecidas. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento de diagnose uma virose do algodoeiro, um begomovírus , por PCR. Foram analisados 24 genótipos, dos quais foi extraído DNA genômico pelos métodos CTAB e DArT. Os DNAs extraídos foram quantificados e utilizados para amplificação de sequências dos vírus através de reação de cadeia da polimerase (PCR) utilizando-se oligonucleotídeos degenerados PAL1v1978 (sequência de nucleotídeos 5’GCATCTGCAGGCCACATYGTCTTYCCNGT3’) e PCRv19 (sequência de nucleotídeos 5’TGGCATWYTYGTAAATATG 3’).. O DNA extraído pelo método DArT apresentou melhor integridade e pureza que os extraídos por CTAB, e entre os 24 genótipos avaliados por PCR 13 apresentaram tamanho de bandas esperado de 1500pb para begomoviroses, o que sugere fortemente que os sintomas observados foram causados por begomovírus. O seqüenciamento posterior comprovou a presença deste patógeno.
Descrição: LUCENA, M. G. de. Identificação Parcial de um Begomovirus ocorrendo em algodão na Paraíba. 2013. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7235
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monaliza Gomes de Lucena.pdfMonaliza Gomes de Lucena624.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.