Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7236
Título: Avaliação dos fatores ambientais e da composição do habitat sobre a fauna bentônica em reservatórios do semiárido
Autor(es): Gomes, Wilma Izabelly Ananias
Palavras-chave: Composição do habitat
Macroinvertebrados bentônicos
Ecossistema aquático
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: O objetivo do estudo é identificar qual fator direcionador dos atributos estruturais (abundância, riqueza e biomassa) da comunidade de macroinvertebrados entre as regiões litorânea e limnética. As coletas foram realizadas em oito pontos distribuídos nas regiões litorânea e limnetica dos reservatórios Poções e Camalaú, inseridos na bacia do Rio Paraíba, durante os meses de abril e junho de 2012. O material para análise da comunidade bentônica foi coletado com draga tipo Ekman-Birge, identificado em nível de família exceto para as larvas de Chironomidae identificadas em nível de gênero e posteriormente estimada a biomassa dos indivíduos. Dentre as variáveis ambientais foram avaliadas: concentrações de nutrientes e transparência da água e para composição do habitat: composição granulométrica, teores de matéria orgânica do sedimento e biomassa de macrófitas aquáticas. Durante o período de estudo foi verificado variações nos parâmetros ambientais entre as regiões com maiores concentrações de clorofila-a (128,23µm/L) e fósforo total (273,27 µm/L) na região limnética e nitrogênio total (1585,53 µm/L) para a região litorânea. Melanoides tuberculatus foi táxon mais abundante e com maior biomassa na região litorânea, enquanto a maior riqueza (11 táxons) ocorreu na região que apresentou macrófitas aquáticas. A biomassa de macrofitas foi preditora para a distribuição da abundância e riqueza, enquanto areia final foi preditora para a distribuição da biomassa. A composição do habitat atuou com grande influencia no direcionamento dos atributos estruturais da comunidade. Estudos futuros são sugeridos em outros trechos da Bacia do Rio Paraíba de modo a contribuir com informações para implementação e otimização de programas de biomonitoramento para ecossistemas aquáticos continentais inseridos em regiões áridas e semiáridas do nordeste brasileiro.
Descrição: GOMES, W. I. A. Avaliação dos fatores ambientais e da composição do habitat sobre a fauna bentônica em reservatórios do semiárido. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7236
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wilma Izabelly Ananias Gomes.pdfWilma Izabelly Ananias Gomes1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.