Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7238
Título: Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica
Autor(es): Martins, Ana Nery Alves
Palavras-chave: Resíduo eletrônico
Livros didáticos
Eletroquímica
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Atualmente o crescente avanço científico e tecnológico promoveu o desenvolvimento de uma diversidade de eletroeletrônicos, tais como: computadores, celulares, brinquedos, aparelhos de som, televisões, câmeras fotográficas, entre muitos outros. O nome dado aos resíduos resultantes destes equipamentos eletrônicos é lixo ou resíduo eletrônico e são causadores de alguns impactos ambientais. Nesse sentindo, os livros didáticos vêm sendo sinalizados com diferentes objetivos e propostas para o ensino com a abordagem das questões ambientais. Neste contexto, os livros didáticos e os temas que são por eles desenvolvidos é uma ferramenta de grande importância no ensino e aprendizagem dos conceitos de química. Portanto, este trabalho objetivou-se um diagnóstico de quatro coleções de livros didáticos selecionados pelo PNLD 2015, investigamos como o tema “descarte de pilhas e baterias” é abordado nestes livros e quais os enfoques que são dados a cerca do assunto eletroquímica. Tratou se de uma pesquisa qualitativa e os resultados apontaram que, as quatro coleções analisadas apresentam o tema com diferente frequência e propósitos semelhantes, sendo que a coleção Química Cidadã é a que se destaca por apresentar questões que relaciona ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, mostrando diversas discussões a cerca do tema, que demonstra a significância de se discutir este tema no ensino de química, numa perspectiva das prescrições exigidas pelos documentos legais, que vincula o tema em questão ao enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Descrição: MARTINS, A. N. A. Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7238
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Nery Alves Martins.pdfAna Nery Alves Martins544.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.