Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7240
Título: Desenvolvimento de método indicativo para estudo de estabilidade da Zidovudina, utilizando cromatografia líquida de alta eficiência
Autor(es): Silva, Karla Monik Alves da
Palavras-chave: Testes de estresse
Estabilidade farmacêutica
Indústria farmacêutica
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: A estabilidade é um importante parâmetro para avaliar a segurança, eficácia e qualidade exigidas para o registro sanitário de produtos farmacêuticos. Vários países publicam diretrizes para estabilidade farmacêutica. No Brasil, os estudos de estabilidade devem ser conduzidos segundo o Guia sobre a realização de estudos de estabilidade, publicada na resolução –RE n.01 de 29 de julho de 2005. O objetivo desse trabalho foi desenvolver um método indicativo de estabilidade, usando a metodologia da The United States Pharmacopeia (USP 36) para substâncias relacionadas de comprimidos de Zidovudina e Lamivudina associadas, por meio de testes de estresse em meio básico, ácido, oxidativo e térmico. Os resultados foram analisados segundo dados gerados por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) com detector de arranjo de diodos (DAD). A zidovudina mostrou- se estável nas condições ácida e básica menos concentradas, bem como na térmica. Porém, mostrou instabilidade na condição mais severa da hidrolise ácida, apresentando uma percentagem de degradação de 44,27%, no 15º dia de estudo. Foram observados produtos de degradação nas condições oxidativas, porém o decaimento do teor do fármaco foi maior quando submetido à condição mais concentrada. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o método utilizado conseguiu detectar possíveis produtos de degradação que, venham a surgir durante os estudos de estabilidade.
Descrição: SILVA, K. M. A. da. Desenvolvimento de método indicativo para estudo de estabilidade da Zidovudina, utilizando cromatografia líquida de alta eficiência. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7240
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karla Monik Alves da Silva.pdfKarla Monik Alves da Silva632.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.