Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7241
Título: Física e meio ambiente: uma análise harmônica de dados pluviométricos
Autor(es): Nascimento, Joelma Vieira do
Palavras-chave: Análise harmônica
Precipitação pluvial
Série de Fourier
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Levando-se em consideração o fato de que a Física e a Matemática têm papel fundamental na explicação de vários fenômenos ambientais e climatológicos e que estes, em sua maioria são periódicos, considera-se que as séries harmônicas podem descrevê-los bem. Este trabalho foi conduzido mediante uma análise harmônica aplicada a dados de precipitações totais mensais ocorridas nos municípios de Lagoa Seca – PB e Soledade-PB. Foram utilizados registros pluviométricos dos locais, referentes a 28 e 71 anos, respectivamente. A análise foi realizada pela expansão em série de Fourier de uma função periódica e definida para os intervalos mencionados. Os dados originais foram ajustados para meses de 30 dias a fim de normalizar a distribuição. Após os resultados das análises harmônicas, foram obtidas as ondas anual, semestral e quadrimestral. Também foram analisados os totais acumulados ao longo dos anos, bem como suas médias e em seguida, determinado os anos referentes às máximas e mínimas precipitações acumuladas durante o intervalo mencionado. O estudo dos coeficientes harmônicos revelou que o modelo de análise harmônica dá um bom diagnóstico acerca das precipitações mensais e anuais com ótimo desempenho na série de dados pluviais locais.
Descrição: NASCIMENTO, J. V. do. Física e meio ambiente: uma análise harmônica de dados pluviométricos. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7241
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Vieira do Nascimento.pdfJoelma Vieira do Nascimento693.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.