Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7242
Título: | Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio |
Autor(es): | Ribeiro, Euticia Maria Lucena |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa Organizadores prévios Livro didático Ensino de Física |
Data do documento: | 15-Jul-2015 |
Resumo: | A Teoria da Aprendizagem Significativa é um processo capaz de auxiliar os professores em sala de aula, pois ela consiste em organizar o conhecimento existente, de maneira que sirva de ponte para um novo conhecimento, de uma forma não arbitrária e não literal. Mas para que isto aconteça, é necessário que sejam atendidas duas condições: o aluno deve apresentar uma predisposição para aprender, e o material deve ser potencialmente significativo. Quando o aluno não apresenta um conhecimento prévio adequado para aprender determinado assunto, entram em cena os organizadores prévios, que são materiais instrucionais que fornecem os subsunçores necessários para atingir o objetivo proposto. Este trabalho foi elaborado no sentido de identificar se textos introdutórios apresentados em alguns conteúdos de livros de física do ensino médio funcionam como organizadores prévios. |
Descrição: | RIBEIRO, E. M. L. Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7242 |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Eutícia Maria Lucena Ribeiro.pdf | Eutícia Maria Lucena Ribeiro | 375.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.