Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7242
Título: Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio
Autor(es): Ribeiro, Euticia Maria Lucena
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Organizadores prévios
Livro didático
Ensino de Física
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: A Teoria da Aprendizagem Significativa é um processo capaz de auxiliar os professores em sala de aula, pois ela consiste em organizar o conhecimento existente, de maneira que sirva de ponte para um novo conhecimento, de uma forma não arbitrária e não literal. Mas para que isto aconteça, é necessário que sejam atendidas duas condições: o aluno deve apresentar uma predisposição para aprender, e o material deve ser potencialmente significativo. Quando o aluno não apresenta um conhecimento prévio adequado para aprender determinado assunto, entram em cena os organizadores prévios, que são materiais instrucionais que fornecem os subsunçores necessários para atingir o objetivo proposto. Este trabalho foi elaborado no sentido de identificar se textos introdutórios apresentados em alguns conteúdos de livros de física do ensino médio funcionam como organizadores prévios.
Descrição: RIBEIRO, E. M. L. Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7242
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eutícia Maria Lucena Ribeiro.pdfEutícia Maria Lucena Ribeiro375.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.