Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7243
Título: Suplementação alimentar: O uso de suplementos nutricionais nas academias de ginástica de Picuí-PB
Autor(es): Silva, Josemário da
Palavras-chave: Suplemento nutricional
Atividade física
Educador físico
Nutrição
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: O hábito de praticar atividades físicas vem se consolidando em boa parte da nossa população, nos últimos anos, especialmente, dentro das academias de ginástica. No entanto vem crescendo paralelo a esta prática de atividade física, o mercado dos suplementos nutricionais seja por motivos estéticos ou para melhorar ou adquirir um corpo perfeito ou mesmo melhorar algum aspecto do desempenho físico. Os estudos científicos tem mostrado que os atletas consomem os suplementos alimentares em alta escala. No entanto, pouco se conhece sobre sua utilização por frequentadores de academias de ginástica. No entanto, o objetivo do deste trabalho foi identificar a prevalência do uso de suplementos nutricionais por praticantes de atividade física nas academias de ginástica de Picuí/PB e os fatores associados ao consumo dos mesmos. Portanto, foram avaliados os participantes e frequentadores das academias de ginástica, porém foram utilizados a amostra de 44 participantes de ambos os sexos e classes sociais, frequentadores das 03 academias pertencentes e localizadas na região periférica da cidade. Os resultados encontrados foram os seguintes: o tempo de prática dos participantes, 15,92% praticam a menos de um mês, 22,72% de 1 a 6 meses, 18,8% de 7 meses a 1 ano e 43,18% mais de 1 ano. Quanto a razão dos participantes em exercitarem, 11,39% por recomendação médica, 20,45% para prevenir doenças, 20,45% qualidade de vida, 20,45% performance, 20,45% emagrecimento, 4,54% ganho de força e 2,27% para competições. Já em relação ao objetivo do consumo dos suplementos chegamos a um resultado que 9,09% utiliza para substituir refeição, 4,54% para perda de peso, 24,99% para repor nutrientes, 18,19% ganho de massa e 13,64% em busca de uma performance melhor. Os resultados que obtemos apontaram a facilidade do uso e da grande disponibilidade de informação sobre o uso de suplementos alimentares presentes nas academias de ginástica, não necessariamente com indicação comprovada e utilizado como alimentação saudável e educação nutricional.
Descrição: SILVA, J. da. Suplementação alimentar: O uso de suplementos nutricionais nas academias de ginástica de Picuí-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7243
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josemário da Silva.pdfJosemário da Silva1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.