Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7244
Título: Análise de sobrevivência aplicada ao tempo de duração de casamentos
Autor(es): Simões, Erivaldo dos Santos
Palavras-chave: Análise de sobrevivência
Métodos paramétricos
Kaplan - Meier
Divórcio
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: An álise de Sobrevivência ée a expressão utilizada para designar a an álise estatí stica de dados quando a vari ável em estudo representa o tempo desde um instante inicial bem de finido at é a ocorrência de determinado acontecimento de interesse. No presente trabalho procurou-se utilizar ferramentas estat í sticas em especial a análise de sobrevivência na busca de uma distribui ção param étrica que modelasse o tempo t at é o divórcio sabendo que a fun ção de sobrevivência não param étrica de Kaplan-Meier se adequou aos dados conforme estudo referenciado. O casamento e div órcio de forma geral e especialmente no Brasil foram explorados, al ém de todo um levantamento bibliogr áfi co dos m étodos não-paramétricos e param étricos com suas funções de distribui ção de probabilidade. Utilizamos um banco de dados coletados no 1º cartório do registro civil Severino Cavalcante na cidade de Campina Grande em 25/11/2001. Os resultados encontrados sugerem que o estimador de Kaplan-Meier foi o único que modelou o tempo at é o div órcio, nenhuma das distribuições estudadas obteve resultados satisfatórios.
Descrição: SIMÕES, E. dos S. Análise de sobrevivência aplicada ao tempo de duração de casamentos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7244
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erivaldo dos Santos Simões.pdfErivaldo dos Santos Simões1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.