Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7251
Título: Análise postural fotogramétrica de praticantes de musculação
Autor(es): Araújo, Allan de Figueiredo
Palavras-chave: Fotogrametria
Avaliação postural
Postura corporal
Musculação
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a postura por meio da fotogrametria em praticantes de musculação da academia de musculação do DEF da Universidade Estadual da Paraíba. Participaram 22 pessoas com idade de 19 a 83 anos, após o termo de consentimento livre e esclarecido ser assinado pelos mesmos. Para a avaliação postural dos participantes, foi utilizado um questionário estruturado e a fotogrametria, que é uma técnica que permite efetuar medições rigorosas a partir de fotografias, com o auxílio da manobra de Adams, os quais nos possibilitaram alcançar os resultados referentes à avaliação postural, diagnosticando anomalias posturais. Dessa forma, foi possível identificar que dos 22 participantes 95% apresentaram escoliose. Além disso, 4,5% apresentaram costas planas. Quanto a Hipercifose dorsal, 22,7% apresentaram tal anomalia, a qual a autora acima citada ainda descreve como o aumento da curvatura da região dorsal. No que se refere às Hiperlordoses, foram diagnosticadas 9,1% com a do tipo lombar e 13, 6% com a do tipo cervical. Já a Hiperlordose lombar está associada à retroversão da pelve. Em 18,2% dos participantes, foi detectado gibosidades, dessa forma, pode-se afirmar que esses apresentam rotação de vértebras. Assim, fica claro que o papel do Educador Físico é muito importante no que tange a prevenção, identificação e tratamento de anomalias posturais. Esse estudo trará grandes contribuições para os trabalhadores da área, além de ser de suma importância, pois discutirá possíveis anomalias provenientes de uma má postura física.
Descrição: ARAÚJO, A. de F. Análise postural fotogramétrica de praticantes de musculação. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7251
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan de Figueiredo Araújo.pdfAllan de Figueiredo Araújo387.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.