Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7252
Título: Estudo do crescimento do girassol através da análise de perfil
Autor(es): Nobrega, Eder Cabral
Palavras-chave: Estatística
Cultura do girassol
Análise multivariada
Medidas repetidas
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: O aumento da demanda de grãos de girassol para extra ção do óleo para alimentação e produ ção de biocombustí vel se reflete no mercado de sementes, pois nos últimos anos a exigência por sementes de qualidade tem sido cada vez maior. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as vari áveis que se relacionam com a biomassa do girassol e assim verifi car o crescimento da planta por meio do diâmetro do caule atrav és da análise multivariada com medidas repetidas. O delineamento experimental de blocos casualizados teve quatro repeti ções em esquema de parcelas subdivididas no tempo, foi utilizado o esterco de caprinos como mat éria orgânica em seis n íveis de quantidade por litro na cova da planta. Após o iní cio do experimento foram observadas as medidas do diâmetro do caule das plantas durante cinco avalia ções no per íodo de 30, 45, 60, 70 e 80 dias respectivamente. Os resultados apresentados mostraram que as medidas ao longo do tempo são correlacionadas entre si, quanto as hip óteses testadas pode-se concluir que existem evidências de que o per íodo de dias nas avalia ções e a quantidade de mat éria orgânica utilizada têm influência signifi cativa no diâmetro do caule do girassol. Assim, a análise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se muito bem aos dados, permitindo uma efetiva avalia ção sobre o crescimento da planta de girassol. Al ém disso, este trabalho pode veri ficar a importância das t écnicas estatí sticas para an álise de dados avaliados ao longo do tempo.
Descrição: NÓBREGA, E. C. Estudo do crescimento do girassol através da análise de perfil. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7252
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eder Cabral Nobrega.pdfEder Cabral Nobrega951.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.