Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7253
Título: Intervenção fisioterapêutica nas disfunções da articulação temporomandibular: uma revisão de literatura
Autor(es): Teixeira, Edna Maria de Araújo
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
Disfunção da articulação temporomandibular
Fisioterapia
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: Introdução: a articulação temporomandibular (ATM) envolve várias estruturas que permitem a realização dos movimentos e funções mandibulares. A amplitude dos movimentos mandibulares relaciona-se com a integridade da ATM e ação dos músculos, portanto, se as demandas funcionais excederem a tolerância estrutural e funcional da ATM serão ocasionadas disfunções temporomandibulares (DTM) caracterizadas por dor, ruídos articulares, dificuldades funcionais, e sintomas otológicos. A intervenção fisioterapêutica é realizada através de vários recursos e técnicas. Objetivo: o objetivo desse estudo foi analisar e descrever os principais recursos e técnicas fisioterapêuticas utilizados para o tratamento da DTM. Metodologia: foi realizada uma revisão de literatura, com busca dos estudos publicados nas bases de dados da BVS, PEDro, Pub Med, Scielo e google acadêmico mediante os descritores “articulação temporomandibular”, “disfunção temporomandibular” e “fisioterapia” e seus correspondentes em inglês, sendo encontrados 36 artigos inerentes ao tema entre 2000 a 2014. Resultados: dos artigos encontrados, 17 estudos foram selecionados por obedecerem aos critérios de afinidade com o tema, dos quais, a maioria é recente e com participantes do sexo feminino. Conclusão: a fisioterapia apresenta efeitos benéficos para o tratamento das DTM, pois em todos os artigos encontrados foram observados resultados satisfatórios nas técnicas utilizadas, sendo encontrada diminuição do quadro álgico, melhora da funcionalidade e aumento da amplitude de movimento nos pacientes submetidos ao tratamento fisioterapêutico.
Descrição: TEIXEIRA, E. M. de A. Intervenção fisioterapêutica nas disfunções da articulação temporomandibular: uma revisão de literatura. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7253
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edna Maria de Araújo Teixeira.pdfEdna Maria de Araújo Teixeira654.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.