Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7255
Título: Reaproveitamento de óleo residual de cozinha como alternativa no Ensino em Química
Autor(es): Ramirez, Ian Humberto de Azevedo
Palavras-chave: Ensino de Química
Reaproveitamento de óleo
Fabricação de sabão
Método de ensino
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: O ensino de química na maioria das vezes tem sido aplicado de maneira fragmentada dificultando a aprendizagem do conteúdo pelo aluno que não tem a compreensão da importância da química e sua utilização na sociedade. Com ênfase nesta problemática este trabalho segue com uma proposta de fazer a relação entre a teoria e a prática por meio da experimentação auxiliando o desenvolvimento científico dos alunos através do conhecimento prévio adquirido por estes ao longo da vida e sua aplicação no cotidiano. Diante desta problemática e com objetivo de melhorar o ensino de química realizou-se um trabalho com os alunos da Universidade Estadual da Paraíba dos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial nos turnos: manhã e noite, foram coletados de óleos residuais de cozinha destinados a fabricação de sabões, contextualizando o cotidiano, química e o meio ambiente. Uma vez que o descarte inadequado destes óleos prejudica drasticamente o meio ambiente. Com a realização deste trabalho pode-se perceber que teve um resultado positivo, pois os alunos mostraram-se mais interessados e motivados, quanto à compreensão dos conceitos químicos e da importância da disciplina juntamente com seus benefícios para a sociedade.
Descrição: RAMIREZ, I. H. de A. Reaproveitamento de óleo residual de cozinha como alternativa no Ensino em Química. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7255
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ian Humberto de Azevedo Ramirez.pdfIan Humberto de Azevedo Ramirez1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.