Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7256
Título: Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Atuação do Enfermeiro como educador em saúde
Autor(es): Freire, Thatiana Vitória de Souza
Palavras-chave: Educação em saúde
Atuação profissional
Enfermagem
Data do documento: 15-Jul-2015
Resumo: A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB apresenta o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), uma atividade curricular obrigatória dos cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), implantado em 1994, pela resolução UEPB/CONSEPE/07/94, junto a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação sendo efetivado através de parcerias estabelecidas entre a UEPB e municípios do interior do estado como Lagoa Seca, Alagoa Nova, Queimadas, Frei Martinho e Soledade. O presente estudo trata-se de um relato de experiência, que tem como centro minhas experiências, enquanto estagiária de enfermagem nos serviços de saúde do município de Lagoa Seca, PB. Tem como objetivo primordial elucidar as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos nos serviços e ainda no trabalho em equipe no que concerne à Atenção Primária, ressaltando a importância da participação em uma equipe multidisciplinar, reconhecer os problemas vivenciados durante a atuação enquanto estagiário e frente aos problemas de saúde da comunidade., além de evidenciar a importância do EMI para o aluno e para a equipe de saúde do município. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência com enfoque qualitativo fundamentado nas atividades desenvolvidas no período de 29 de Setembro a 17 de Outubro de 2014, onde fizeram parte da equipe de estagiários dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e da Psicologia. As atividades foram desenvolvidas nas instituições como: Centro de Saúde Manoel Jacome, Laboratório de Coleta Sanguínea do Hospital Ana Maria Coutinho Ramalho, Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Monte Alegre, Escola Estadual Irmão Damião, CAPS, PETI, e ainda, num grupo de idosas que não era vinculado à Prefeitura, conhecido por Grupo de idosas de Dona Expedita. As experiências vivenciadas fizeram com que eu pudesse organizar uma série de percepções acerca do trabalho em equipe, bem como na atenção primária. O relacionamento entre os estudantes, assim como com equipe de saúde do município foi marcado por um bom relacionamento, houveram alguns contratempos frente aos impasses de alguns profissionais quanto ao recebimento dos acadêmicos em algumas instituições, mas com bastante ética, cautela e muita segurança naquilo que estava sendo feito, íamos burlando as situações de adversidades. Foi possível relatar as experiências vividas na atenção básica do município de Lagoa Seca/ PB, estabelecendo relações entre conceitos e embasamento cientifico com acontecimentos que significaram a passagem de uma vida acadêmica para, agora, o exercício profissional. Uma vez que o exercício das atividades fora do espaço acadêmico e sem uma supervisão facilita a visão do aluno frente à importância de uma formação profissional comprometida com a sociedade.
Descrição: FREIRE, T. V. de S. Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Atuação do Enfermeiro como educador em saúde. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7256
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thatiana Vitoria de Souza Freire.pdfThatiana Vitoria de Souza Freire430.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.