Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/729
Título: | Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo |
Autor(es): | Santos, Euvânia Barbosa dos |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Linguagem matemática Símbolos matemáticos |
Data do documento: | 9-Nov-2012 |
Resumo: | O presente trabalho objetiva investigar questões relativas à linguagem matemática identificando o grau de compreensão e as dificuldades encontradas pelos alunos em dominar a linguagem matemática e sua simbologia. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, empregou-se a técnica de aplicação de questões em sala de aula com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do turno noturno da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, localizada na cidade de Boqueirão-PB. Para a realização dessa pesquisa contamos com a contribuição das idéias de alguns teóricos, como David Pimm, Bruno D`Amore, Carmem Gómez-Granell e Romulo Campos Lins, assim como dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que permitiram concluir que existe uma inter-relação entre a linguagem matemática e a linguagem natural. É na incessante evolução do tempo que o homem busca novas visões, interpretações e vivências. Infelizmente essas novas visões não estão abrangendo todas as áreas de conhecimento, ficando cada vez mais evidentes as dificuldades encontradas na capacidade do aluno de entender a linguagem matemática. A maioria dos alunos conclui o Ensino Médio sem conseguir compreender a Matemática quando ela está escrita com sua simbologia, como quando se trata do conteúdo intervalo por ter uma vasta quantidade de símbolos nele contido, dificultando o entendimento na hora de resolver situações-problema que surgem no seu cotidiano. Sabemos que nas aulas de matemática a metodologia aplicada em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos, está contribuindo para transformá-la na disciplina mais odiada, menos desejada, monstruosa, sem significado, conforme resultados analisados nas questões aplicadas com os alunos. |
Descrição: | SANTOS, E. B. dos. Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo. 2011. 554f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/729 |
Aparece nas coleções: | I - EMPEM - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Euvânia Barbosa dos Santos.pdf | Euvânia Barbosa dos Santos | 906.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.