Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/742
Título: A atenção psicossocial no Hospital de Trauma de Campina Grande: uma abordagem a partir da prática profissional
Autor(es): Vale, Glete Fabiana
Palavras-chave: Atenção psicossocial
Hospital público
Transtornos mentais
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: A atenção à pessoa com transtorno mental tem uma trajetória histórica permeada pelo isolamento, segregação, exclusão e não reconhecimento do individuo enquanto sujeito de direitos. Apesar dos avanços e conquistas alcançados pelo processo de reforma psiquiátrica, ainda existem grandes lacunas no acesso e no modo como o usuário é acolhido nos serviços, principalmente nos de atendimento às urgências. No hospital geral, a lógica norteadora focaliza-se na doença, em detrimento da análise do sujeito e de suas necessidades. Sendo assim, esse trabalho procurou averiguar a atenção e o cuidado em saúde dispensados às pessoas atendidas na unidade para tratar de problemas clínicos, porém são acometidas por algum sofrimento psíquico. O estudo foi desenvolvido no Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande com 12 profissionais de diferentes categorias. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, dividida em duas partes; a primeira com a aplicação de um questionário sócio demográfico sobre os profissionais e a segunda com as perguntas sobre a temática. Os dados coletados foram posteriormente categorizados e analisados com base na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Foi identificada a dificuldade de conhecimento dos profissionais sobre o assunto, bem como os resquícios de estigma e preconceito fundamentados nas antigas concepções de loucura. Nesse sentido, alguns desafios precisam ser sanados, buscando uma nova forma de acolhimento e atenção, respeitando as limitações e direitos dos usuários e buscando a articulação com o restante da rede de serviços, entre outros.
Descrição: VALE, G. F. A atenção psicossocial no Hospital de Trauma de Campina Grande: uma abordagem a partir da prática profissional. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/742
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glete Fabiana Vale.pdfGlete Fabiana Vale594.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.