Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/748
Título: Fatores ambientais e socioeconômicos do desenvolvimento do câncer: perfil dos usuários
Autor(es): Medeiros Neto, Antônio Rafael de
Palavras-chave: Oncologia
Câncer
Usuários
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: O Câncer constitui atualmente uma das principais causas de morte no Brasil e no Mundo. Representa genericamente centenas de tipos de neoplasias, que têm em comum o crescimento desordenado de células, portanto deve ser visto sob a perspectiva da multicausalidade. A presente pesquisa teve por objetivo traçar o perfil geral dos pacientes oncológicos enfatizando os fatores associados à incidência do câncer, visando à identificação de parâmetros para planejar uma intervenção mais individualizada. Esta pesquisa também propôs identificar quais os fatores de risco mais significativos, os problemas e diagnósticos de enfermagem mais freqüentes. Para a construção desta pesquisa foi observada a incidência de casos de câncer em hospital de referência associando às variáveis consideradas, por meio dos prontuários e da consulta individualizada de enfermagem. Esta pesquisa também correlaciona os dados observados com outros estudos descritivos, a fim de identificar as especificidades regionais no perfil dos usuários. Concluiu-se que grande número dos casos poderiam ser identificados precocemente se o paciente fosse apropriadamente informado e tivesse melhor acesso aos serviços de saúde. Muitos dos fatores de risco associados ao câncer são modificáveis, e a orientação do usuário é uma ferramenta valiosa no controle do câncer.
Descrição: MEDEIROS NETO, A. R. de. Fatores ambientais e socioeconômicos do desenvolvimento do câncer: perfil dos usuários. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/748
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Rafael de Medeiros Neto.pdfAntônio Rafael de Medeiros Neto534.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.