Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/749
Título: O antes e o depois da lesão medular adquirida: depoimentos masculinos acerca da sexualidade
Autor(es): Farias, Fernanda Diniz
Palavras-chave: Lesão medular
Sexualidade
Relação enfermeiro-paciente
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: Falar sobre sexualidade ou sobre o sexo sempre foi um tabu, um assunto frequentemente reprimido e gerador de insegurança e/ou medo. O sexo é inerente ao ser humano e através dele a vida é gerada. Se tratando da sexualidade de uma pessoa que sofreu uma lesão na medula espinhal, às restrições e anseios no tocante da sexualidade são maiores por, frequentemente, existir desinformação e preconceitos. Objetivando aprender as percepções da sexualidade masculina antes e depois da Lesão Medular Adquirida e também contribuir para assistência de enfermagem na orientação e reeducação sexual, este estudo investigou como os homens vítimas deste tipo de lesão reagem à abordagem de questões sobre a sexualidade. Trata-se de um estudo de caso múltiplo de abordagem qualitativa, classificado como exploratório e descritivo. Os sujeitos da pesquisa são cinco homens portadores de lesão medular adquirida (LMA), usuários da Clínica de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB. A coleta de dados foi realizada em quinze encontros agendados no período de cinquenta em um dias, nos quais se aplicou um questionário de informações sócio-demográficas e clínicas e uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática e identificadas as sequintes categorias: 1º) Vivências da sexualidade ao longo da vida; 2º) Vivência da sexualidade após lesão medular; 3º) Relações entre o corpo, autoimagem e prazer; 4º) Os profissionais de saúde, a sexualidade da pessoa com lesão medular e a necessidade da reeducação. Foi observado que acerca do exercício da sexualidade ao longo da vida os colaboradores a consideram como normal e afirmam sentirem-se satisfeitos e/ ou ativos apesar das limitações resultantes da lesão medular e foram capazes de redescobrir e reinventar sua sexualidade. No tocante a relação corpo/autoimagem e prazer foram expressos sentimentos positivos e de extrema satisfação, mas também foram observados alguns pontos negativos e que incomodam o portador de LMA. Consideramos que em qualquer das situações os cuidadores profissionais podem e devem intervir de forma integral. E de acordo com os dados do estudo foi observada a extrema necessidade do aconselhamento e reeducação sexual com os portadores de LMA.
Descrição: FARIAS, F. D. O antes e o depois da lesão medular adquirida: depoimentos masculinos acerca da sexualidade. 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/749
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Diniz Farias.pdfFernanda Diniz Farias751.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.