Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/751
Título: A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
Autor(es): Solano, Gabriela Beserra
Palavras-chave: Programa de Suplementação de Vitamina A
Educação em Saúde
Saúde Pública
Vitamina A
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNVITA), criado pelo Ministério da Saúde, tem por objetivos prevenir e controlar a Deficiência de Vitamina A (DVA) em crianças de 6 a 59 meses de idade e puérperas no pós-parto imediato, residentes nas áreas de risco, cujas estratégias utilizadas incluem a suplementação com megadose de vitamina A para o público-alvo do Programa; a fortificação de alimentos com o micronutriente e a realização de atividades educativas. O estudo tem por objetivo identificar estratégias de educação em saúde para o combate e prevenção da DVA no PNVITA nas Unidades Básicas de Saúde da Família para a população-alvo. Trata-se de um estudo transversal de abordagem qualitativa, recorte da pesquisa “Intervenção Educativa Envolvendo os Profissionais da Saúde e a População-Alvo: Impacto na Operacionalização e nos Resultados do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A no Município de Campina Grande – PB”, conduzido pela abordagem qualitativa, com a participação de 10 profissionais de saúde que atuavam em Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Campina Grande – Paraíba, Brasil. A amostragem foi do tipo intencional com aplicadores da vitamina A que atuavam no Programa há pelo menos um ano. O número de participantes foi definido pelo critério de saturação teórica. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada, utilizando-se um roteiro contendo na primeira parte, dados sociodemográficos e na segunda, três questões norteadoras: 1) Quais as estratégias de educação em saúde desenvolvidas no serviço para o combate e a prevenção da DVA no PNVITA?; 2) Você tem ou já teve acesso ao material educativo do programa?; 3) Quais os pontos facilitadores e dificultadores para o trabalho com o programa? As falas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo. Emergiu três temas com suas respectivas categorias: Potencialidades da Vitamina A no Programa -Facilidade na administração; Educação em Saúde -Puericultura como referência; Sinalizações Dificultadoras para o Programa -falta de cápsulas, demanda excessiva, lacuna do material educativo e ausência do processo de educação permanente em saúde. Conclui-se que a realização de atividades educativas pelos profissionais no tocante ao PNVITA ocorre de forma pontual no momento da puericultura. A ausência de material educativo do Programa nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e a não realização de Educação Permanente em Saúde para os profissionais. A falta de cápsulas e a demanda excessiva de atendimento é citada como dificultador na operacionalização do PNVITA. A única facilidade apontada foi a apresentação da suplementação e a via de administração da vitamina. Com isso compreendese a necessidade de mobilização de forças nas esferas do governo para solucionar as lacunas referidas neste estudo, imprescindível para realização das ações preconizadas no PNVITA.
Descrição: SOLANO, G. B. A Educação em Saúde no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/751
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Beserra Solano.pdfGabriela Beserra Solano679.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.