Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/752
Título: Dinâmica nictemeral e vertical da qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, semi-árido paraibano
Autor(es): Fernandes, Ana Lígia Maia
Palavras-chave: Qualidade da Água
Análise da Água
Ciclos Nictemerais
Processos de Estratificação e Mistura
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: O estudo dos reservatórios aquáticos da região tropical em um curto espaço de tempo pode informar de modo mais abrangente as alterações ocorridas neste em relação as alterações entre estações. O objetivo do estudo foi analisar as variações nictemerais (24 horas) e verticais da qualidade da água, durante os períodos de seca (fevereiro de 2009) e de chuva (junho de 2009) no açude Epitácio Pessoa, PB. Foram analisados: temperatura da água, pH, turbidez, oxigênio dissolvido, cloretos, alcalinidade e dureza, nas profundidades de 100%, 50%, 1% e 0% de intensidade luminosa. Houve microestratificações térmicas diurnas com maiores valores na superfície da água. Nos períodos noturnos, houve mistura da coluna d’água.Os valores de turbidez, foram crescentes com a profundidade e no período noturno. Os valores médios de pH variaram entre 8,03 e 7,92, com menores valores nas chuvas, e maiores na superfície e durante o horário iluminado do dia. A alcalinidade não apresentou comportamento vertical definido. A condutividade elétrica (CE) foi mais elevada na estiagem e a noite, com média de 512,12 µS/cm, sem apresentar padrão vertical definido. O oxigênio dissolvido apresentou perfil clinogrado, com maiores concentrações médias na superfície da água e nos horários de luz. Os maiores valores de dureza ocorreram na seca. Não houve um padrão vertical definido da dureza semelhantemente a alcalinidade e a condutividade elétrica. Durante as campanhas nictemerais, as estratificações térmicas e químicas ocorreram durante o dia e mistura no período noturno Nos períodos secos o aumento das espécies químicas se refletiu em aumentos da condutividade elétrica. Nos eventos de chuvas, a turbidez foi mais elevada pelo transporte de materiais acumulados na bacia de drenagem. Com isso observou-se que devido ao possível carreamento pelas águas da chuva de esgotos domésticos e industriais e outros dejetos para dentro do reservatório, a água do açude Epitácio Pessoa teve sua qualidade alterada no período de chuva devido o aumento dos cloretos e da turbidez.
Descrição: FERNANDES, A. L. M. Dinâmica nictemeral e vertical da qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, semi-árido paraibano. 2010. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/752
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lígia Maia Fernandes.pdfAna Lígia Maia Fernandes550.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.