Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/754
Título: Representação social de graduandos em Enfermagem sobre pessoas cegas
Autor(es): Costa, Suzana Santos da
Palavras-chave: Pessoas com necessidades especiais
Representação social
Relação enfermeiro-paciente
Deficiente visual
Data do documento: 23-Nov-2012
Resumo: No Brasil existe um contingente populacional de 148 mil pessoas cegas e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar, representando um número significativo na realidade do país. A Enfermagem exerce um importante papel na inserção da atenção integral às pessoas cegas, atendendo os sujeitos num contexto biopsicossocial. A análise das representações formadas pelos graduandos em Enfermagem acerca das pessoas cegas constitui fundamento para subsidiar reflexões e indagações pertinentes à melhoria do atendimento à essa clientela. Objetivou-se compreender as representações sociais dos alunos de graduação em Enfermagem sobre as pessoas cegas. O estudo caracterizou-se como qualitativo e para a análise das representações foi utilizado o método de evocações, através de um questionário tendo como termo indutor “Pessoas cegas” para o qual foram associadas instintivamente cinco palavras ou termos. A coleta de dados foi realizada no período de junho a agosto de 2011. Participaram do estudo 102 acadêmicos de Enfermagem da UEPB, tendo sido evocadas 30 palavras diferentes, sendo agrupadas em duas categorias: a central e a periférica. Os resultados indicam que a representação social dos acadêmicos de enfermagem acerca das pessoas cegas está arraigada a uma ideia negativa de dificuldade, deficiência e obstáculos. Concluiu-se que a estrutura das representações dos graduandos acerca das pessoas cegas está composta principalmente por elementos negativos, estando associada à representação tida pela sociedade em geral.
Descrição: COSTA, S. S. da. Representação social de graduandos em Enfermagem sobre pessoas cegas. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/754
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suzana Santos da Costa.pdfSuzana Santos da Costa461.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.