Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/758
Título: Conhecimento de mães atendidas no ISEA a respeito da importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade
Autor(es): Oliveira, Ana Paula Pereira Bezerra de Menezes e
Palavras-chave: Aleitamento materno
Enfermagem
Saúde pública
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: O aleitamento materno é um dos grandes responsáveis na prevenção de doenças e promoção da saúde da criança, conjugando dentre inúmeros benefícios para a saúde física e psíquica da mãe, repercutindo desta forma como um dos pioneiros ao se tratar de vantagens. Este trabalho teve como objetivo investigar o nível de conhecimento das mães atendidas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida - ISEA, Campina Grande-PB, a respeito da importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de idade, identificando fatores que interferem na manutenção da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses, bem como os benefícios que regem a legislação a respeito do tema. A pesquisa foi realizada no mês de agosto de 2011. Sua amostra foi constituída de 56 mães atendidas em ambulatorial e internadas no alojamento conjunto do ISEA que estavam em processo de aleitamento materno. Para a coleta de dados foi usado um formulário semi-estruturado que abordaram perguntas referentes ao aleitamento materno contendo dados sócio-demográficos; antecedentes obstétricos e perguntas direcionadas à amamentação bem como aos seus benefícios. Os dados revelaram que 46% das mães tem idade entre 25 e 34 anos; 48% delas são casadas, 52% cursaram até o Ensino Fundamental Incompleto; Na história obstétrica 30% afirmaram ser o seu primeiro filho; A maioria 71% afirmaram não ter ocorrido nenhum aborto, e dos abortos que houveram (da amostra, 23% - 1 aborto e 5% - 2 abortos) , nenhum foi natimorto; 93% realizaram pré-natal e 54% realizaram até 6 consultas; 52% dos partos foram cesáreas; 71% iniciaram a amamentação nas primeiras horas após o parto e 77% relataram ter a pretensão de amamentar até os seis meses; 93% delas estavam amamentando de forma exclusiva; 59% afirmaram haver tido dificuldade para amamentar; 95% sabiam dos benefícios da importância do leite materno para o seu filho; 55% desconheciam o benefício da licença maternidade e 73% afirmaram que o trabalho pode atrapalhar na amamentação da criança. Desta forma, considerando os dados encontrados, constatamos que é significativo o conhecimento das mães atendidas no ISEA a respeito da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses da criança, porém ainda é desconhecido pela maioria o benefício da licença maternidade, oferecida pelo Governo Federal às mães que trabalham, necessitando assim, de uma maior exposição deste benefício, pelos profissionais de saúde junto aos representantes do Governo.
Descrição: OLIVEIRA, A. P. P. B. de M. e. Conhecimento de mães atendidas no ISEA a respeito da importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/758
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Pereira Bezerra de Menezes e Oliveira.pdfAna Paula Pereira Bezerra de Menezes e Oliveira742.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.