Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/759
Título: O conhecimento dos enfermeiros das unidades básicas de saúde da família do município de Esperança – PB acerca das síndromes hipertensivas da gravidez
Autor(es): Alexandre, Ana Clara de Oliveira
Palavras-chave: Enfermagem geriátrica
Gravidez
Pré-natal
Síndromes hipertensivas
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: As síndromes hipertensivas que acometem mulheres durante a gravidez são consideradas como as complicações clínicas mais graves durante o ciclo gravídico-puerperal, com elevada morbimortalidade e apresentando uma incidência de 6 a 30% entre as gestantes.A classificação mais habitual das síndromes hipertensivas que acometem a mulher grávida é a: hipertensão arterial crônica, hipertensão gestacional, pré-eclâmpsia/eclâmpsia e pré-eclâmpsia sobreposta a hipertensão. Este trabalho teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento dos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Esperança – PB acerca das síndromes hipertensivas durante a gestação. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com investigação, abordagem e análise quantitativa, realizado com 11 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde da Família no período de abril de 2011 a maio de 2011. Foi utilizado um questionário fechado com questões objetivas, que abordavam dados sociodemográficos, e questões acerca do conhecimento do enfermeiro relacionadas com as síndromes hipertensivas. Na população estudada observou-se que era composta por profissionais do sexo feminino e em sua grande maioria eram casadas. Neste estudo menos da metade da população do estudo atuam na atenção primária à saúde a mais de 10 anos. Diversos profissionais também desempenham outras atividades em diferentes áreas. Com relação às atividades desenvolvidas, observa-se uma maior frequência no gerenciamento das Unidades Básicas de Saúde da Família e atividades educativas. Em relação ao conhecimento acerca das síndromes grande parte da população apresentou respostas incorretas sobre a classificação das síndromes hipertensivas. Ao avaliar as condutas adotadas pelos profissionais em casos de síndromes hipertensivas, não foi constatado o seguimento de protocolo clínico, e, a população em estudo preocupava-se apenas em encaminhar para o prénatal de risco. Em relação às medidas preventivas tomadas durante o acompanhamento do pré-natal com as gestantes, observa-se que a maioria dos profissionais não desenvolvia atividades educativas com as gestantes que acompanhavam. Diante do exposto percebe-se que o conhecimento da fisiopatologia, o diagnóstico precoce e o manejo adequado nos casos de síndromes hipertensivas permitem melhorar a assistência da enfermagem durante a gestação.
Descrição: ALEXANDRE, A. C. O. O conhecimento dos enfermeiros das unidades básicas de saúde da família do município de Esperança – PB acerca das síndromes hipertensivas da gravidez. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/759
ISSN: CDD 610.736 78
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Clara de Oliveira Alexandre.pdfAna Clara de Oliveira Alexandre1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.