Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/761
Título: Avaliação do perfil motor de crianças autistas de 7 a 14 anos freqüentadoras da Clínica Somar da Cidade de Recife – PE
Autor(es): Silva Júnior, Lourival Pedro
Palavras-chave: Autismo
Motricidade
Coordenação motora
Data do documento: 17-Jan-2013
Resumo: Em 1943, Leo Kanner apresentou-se como um pioneiro no estudo de comportamentos estranhos de determinadas crianças e diagnosticou uma síndrome da qual batizou de autismo. Atualmente existem duas importantes definições do que vem a ser o autismo, uma denominada pelo DSM-IV-TR (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) e outra advinda da CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde em sua 10ª edição), ambas colocam o autismo como um transtorno que afeta o desenvolvimento normal das crianças e a interação social das mesmas. Uma característica também afetada pelo transtorno é a motricidade global. Umeki (2005) afirma o exposto colocando a coordenação motora e o equilíbrio como uma das principais limitações do autismo. Dessa forma, o projeto se desenvolveu objetivando avaliar a motricidade global de crianças autistas entre 7 e 14 anos da Somar de Recife através do Teste de Motricidade global KTK. A amostra foi representada por 27 crianças entre 7 e 14 anos, destas, 6 eram do gênero feminino e 21 do gênero masculino. Todas foram avaliadas através das 4 provas que compõem o KTK, são elas, Trave de Equilíbrio, Salto Monopedal, Saltos Laterais e Transferências sobre Plataformas. Os resultados encontrados ficaram abaixo do considerado normal, apenas 11% (n=3) ficaram dentro do que o teste classifica como Coordenação normal, dos demais, 22% (n=6) foram classificados como tendo Perturbação na Coordenação e 67% (n=18) com Insuficiência na Coordenação. Ao Avaliar individualmente cada prova, todas apresentaram índices abaixo do normal, sendo que a dos Saltos Laterais foi a que atingiu o maior índice de Insuficiência na Coordenação, com 100% dos avaliados estando nessa classificação. Sendo assim, concluiu-se através da observação uma grande limitação na coordenação motora das crianças autistas aqui avaliadas e a necessidade das mesmas serem submetidas a programas motores regulares que visem à possibilidade de um aprimoramento e desenvolvimento dessa capacidade.
Descrição: SILVA JÚNIOR, L. P. Avaliação do perfil motor de crianças autistas de 7 a 14 anos frequentadoras da Clínica Somar da Cidade de Recife – PE. 2012. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/761
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lourival Pedro Silva Júnior.pdfLourival Pedro Silva Júnior2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.